Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/199
Título: Modelo binominal para uma descrição e análise dos caracteres quantitativos
Autor: Falcão Filho, Paulo de Arruda
Falcão, Tânia Maria Muniz de Arruda
Palavras-chave: Aritmética;Genética
Data do documento: 1980
Citação: FALCÃO FILHO, Paulo de Arruda; FALCÃO, Tânia Maria Muniz de Arruda. Modelo binominal para uma descrição e análise dos caracteres quantitativos. Cadernos Ômega, Recife, v.4, n.2, p. 149-158, jul./dez. 1980.
Abstract: Os caracreres quantitativos geralmente têm sido analisados mediante o uso das propriedades da distribuição normal. No presente trabalho, contudo, adota-se um modelo alternativo baseado na distribuição binominal, através do qual foram introduzidos novos aspectos na descrição e análise desses caracteres de importância econômica. A única estatística utilizada é a média aritmética. Este modelo simples possibilita mostrar o conceito errôneo seguido por alguns autores com relação ao efeito métrico de um poligene. Geralmente, os conceitos de efeito de substituição alélica e de rendimento alélico são mal interpretados. Devido a sua simplicidade e correção, o presente modelo certamente encontrará larga aplicabilidade na exposição didática dos caracteres poligênicos, num nível introdutório.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/199
Aparece nas coleções:v. 4, n. 2, jul./dez. 1980

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v4_n2_1980_05.pdf381,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.