Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1992
Título: Efeito da sazonalidade sobre a taxocenose de Isoptera (Ordem: Blattodea) de um fragmento de Mata Atlântica nazona da mata de Pernambuco
Autor: Ferreira, Milena Raíssa Alexandre
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8223961499492019
Orientador: Albuquerque, Auristela Correia de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4119552204089701
Palavras-chave: Biosfera;Florestas;Climatologia;Espécies - Pesquisa
Data do documento: 2019
Citação: FERREIRA, Milena Raíssa Alexandre. Efeito da sazonalidade sobre a taxocenose de Isoptera (Ordem: Blattodea) de um fragmento de Mata Atlântica nazona da mata de Pernambuco. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A riqueza e abundância de insetos pode mudar com a variação do tempo por diversas razões, incluindo mudanças climáticas e a disponibilidade de recursos alimentares. Para que possam os entender como as populações de insetos tropicais respondem as alterações sazonais é necessário que se esclareça primeiro seus padrões de desenvolvimento e estratégias de vida.Pode-se afirmar que a perda de florestas tropicais é um dos maiores problemas do planeta, pois essas áreas possuem uma grande parte da diversidade de organismos vivos. Pernambuco é considerado um dos principais centros de endemismo da Mata Atlântica e possui em seu território diversas áreas consideradas prioritárias para conservação. São mais de 145 milhões de habitantes em 3.429 municípios que vivem desse bioma atualmente,usufruindo de seus serviços ambientais,e,além disso Pernambuco faz parte do Programa Reserva da Biosfera, reconhecido pela UNESCO desde 1993. Assim como em outros ambientes, nas florestas tropicais a taxocenose de térmitas é vulnerável às alterações dos habitats visto que o desmatamento e a fragmentação florestal interferem nos grupos funcionais, reduzindo a diversidade de espécies.As coletas dos térmitas, foram realizadas na Estação Ecológica do Tapacurá, um fragmento de Mata Atlântica, que está situado a 52 km da cidade do Recife, no município de São Lourenço da Matado Estado de Pernambuco, Brasil. O trabalho foi realizado durante as estações seca e chuvosa e teve como objetivo avaliar o efeito da sazonalidade sobre a taxocenose de térmitas. Para verificar a suficiência amostral de acordo com o período climático, a riqueza foi estimada utilizando o estimador Jacknife de primeira ordem do programa EstimateS 9.1. A riqueza observada e o número de encontros por transectos foi comparado através do teste não paramétrico de Kruskal-Wallisno programa Bioestat 5.A taxocenose foi ordenada utilizando a análise de ordenamento de escalonamento multidimensional não métrico (NMDS) utilizando o índice de similaridade de Jaccard do programa Past 3. Foram identificadas ao todo 17 espécies de térmitas pertencentes a 12 gêneros e a duas famílias (Termitidae e Rhinotermitidae). As análises realizadas mostraram que não houve uma diferença significativaentre os períodos climáticos.A família Termidae foi a dominante em relação a riqueza de espécies encontradas, apresentando 94,1% do total de espécies. A riqueza observada foi próximaa encontrada por outro trabalho realizado na Estação, mas inferior a ouros trabalhos realizados em fragmentos de Mata Atlântica na Região Nordeste.Sabendo-se queriqueza local de espécies está associada às características ambientais, e a área estudada se trata de uma floresta Semidecidual, podemos concluir que um ambiente com um clima mais estável, possui uma disponibilidade de recursos ambientais aparentemente continua possibilitando assim uma dinâmica de uma determinada população mais estável.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1992
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_milenaraissaalexandreferreira.pdf784,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.