Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1964
Título: Construção de prótese 3D do membro pélvico direito para gato doméstico (Felis silvestris catus) – relato de caso
Autor: Amorim Filho, Eduardo Henrique Reis
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9901154395736419
Orientador: Marques, Neuza de Barros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1315648549938604
Palavras-chave: Gatos;Cirurgia veterinária;Prótese;Membros artificiais
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: AMORIM FILHO, Eduardo Henrique Reis. Construção de prótese 3D do membro pélvico direito para gato doméstico (Felis silvestris Catus) – relato de caso. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é ofertado no décimo primeiro período do curso de medicina veterinária, contribuindo com a sedimentação dos conhecimentos teóricos/práticos durante a formação do graduando; e que durante o ESO irá vivenciar os aprendizados nos campos de estágios e nas diversas áreas especificas da atuação do profissional da Medicina Veterinária. No ESO são promovidas atividades como meio de introduzir e proporcionar uma vivência e interação do aluno com a rotina e a casuística clínica e cirúrgica, conforme a escolha pela área da Clínica Médica Veterinária, e na qual o discente pode observar e auxiliar o profissional em sua área de atuação, visando a correlação entre o que foi aprendido durante o curso. Este trabalho de conclusão de curso abrange um relatório de estágio supervisionado, realizado na Animalis - Cirurgia e Clínica Veterinária (Recife, PE), e um relato de caso de criação de uma prótese para membro pélvico direito de um felino SRD, idealizada pela Prof.ª Dr.ª Neuza de Barros Marques, tendo como participação do estagiário o processo de elaboração e desenvolvimento desta prótese. O ESO foi desenvolvido no período de 19 de agosto a 22 de novembro de 2019, totalizando 420 horas em que foram atendidos 36 pacientes para consultas e procedimentos cirúrgicos. Dentro das atividades presenciadas se encontram várias técnicas cirúrgicas importantes e mais corriqueiras na rotina cirúrgica de uma clínica. No caso clínico intitulado: CONSTRUÇÃO DE PRÓTESE 3D DO MEMBRO PÉLVICO DIREITO PARA GATO DOMÉSTICO (Felis silvestris catus) – RELATO DE CASO. Sendo o objetivo do relato a descrição do desenvolvimento da prótese em impressão 3D, realizada por estudo tridimensional e confecção molde em gesso de secagem rápida e modelo em resina do membro pélvico e desenvolvimento do projeto de prótese e impressão em uma impressora 3D.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1964
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_eduardohenriquereisamorimfilho.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.