Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1961
Título: Relato de caso: uso de fitoesfingosina no tratamento tópico de dermatite atópica em canino SRD
Autor: Miranda, Anacy Muniz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1453970631728909
Orientador: Moura, Roseana Tereza Diniz de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6842974413081119
Palavras-chave: Dermatite atópica;Cães - Doenças;Pele de animais;Farmacologia dermatológica
Data do documento: 6-Dez-2019
Citação: MIRANDA, Anacy Muniz. Relato de caso: uso de fitoesfingosina no tratamento tópico de dermatite atópica em canino SRD. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A dermatite atópica canina é caracterizada pela desorganização dos lipídios lamelares no estrato córneo. Um dos mais importantes papéis do estrato córneo é limitar a perda de água por evaporação e impedir a penetração de substâncias físicas, químicas e patógenos do meio ambiente. Os lipídeos do estrato córneo são compostos principalmente por ácidos graxos livres, colesterol e ceramidas. As ceramidas são geradas de uma base esfingóide, como a fitoesfingosina, e um ácido graxo. O objetivo do estudo foi investigar o efeito do Mousse Dermocalmante (IBASA), à base de fitoesfingosina, na restauração da barreira cutânea em canino, SRD, com dermatite atópica. O animal apresentou lesões eritematosas e hiperpigmentadas em região abdominal e inguinal. Foram coletadas amostras para citologia e histopatologia no início e ao final do tratamento instituído. O tratamento consistiu na aplicação diária do Mousse Dermocalmante durante oito semanas, associado com banhos semanais com shampoo veterinário de pH neutro. A avaliação histopatológica inicial constava de achados compatíveis com dermatite atópica, como hiperplasia regular, ortoqueratose em trançado de cesto e focos de espongiose com exocitose de linfócitos. A derme superficial apresentou edema e infiltrado misto em padrão perivascular com eosinófilos, linfócitos, plasmócitos e mastócitos. O efeito do tratamento foi avaliado a partir da avaliação clínica macroscópica e dos achados no exame histopatológico. Houve regressão das lesões macroscópicas e redução do prurido, e a pele permaneceu hiperpigmentada. Houve redução significativa das alterações histopatológicas cutâneas no canino estudado, sugerindo que a barreira cutânea foi restaurada, tendo a pele chegado a um padrão histológico próximo ao normal. O exame histopatológico associado à anamnese, histórico clínico, exames clínico e dermatológico se mostram como importantes ferramentas para o diagnóstico da dermatite atópica. Os resultados sugerem que o Mousse Dermocalmante à base de fitoesfingosina age na redução da inflamação e exerce efeito benéfico na restauração da barreira cutânea. Em casos mais graves pode ser necessária associação com outras terapias, para que seu efeito seja potencializado. Ainda assim, a terapia tópica com este princípio ativo pode ajudar a reduzir o tempo de tratamento e a quantidade de medicamentos sistêmicos utilizados na terapêutica da dermatite atópica canina.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1961
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_anacymunizmiranda.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.