Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1951
Título: Esquistossomose no município de Garanhuns: um estudo retrospectivo
Autor: Cordeiro, Rafaela Santos Vasconcelos
Orientador: Ramos, Rafael Antonio do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2384915943197683
Palavras-chave: Esquistossomose mansoni ;Epidemiologia veterinária ;Medidas preventivas;Saúde Pública
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: CORDEIRO, Rafaela Santos Vasconcelos. Esquistossomose no município de Garanhuns: um estudo retrospectivo. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A Esquistossomose é considerada uma enfermidade negligenciada de caráter rural, porém nas últimas décadas muitos casos tem sido diagnosticados na zona urbana devido ao intenso êxodo rural. No Brasil, o agente etiológico são os parasitos da espécie Schistosoma mansoni, o qual possui como hospedeiro intermediário caramujos do gênero Biomphalaria. A região Nordeste concentra o maior número de casos, sendo a região Agreste do estado de Pernambuco endêmica para esta parasitose. Objetivou-se realizar um estudo retrospectivo dos casos Esquistossomose Mansônica ocorridos no Município de Garanhuns no período de Janeiro a Junho de 2019. Os dados obtidos neste estudo foram oriundos do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) executado pela Secretaria Municipal de Saúde local. Um total de 2496 amostras fecais foram analisadas pelo método de Kato-Katz, sendo 2075 obtidas na zona rural e 421 provenientes da área urbana. Uma positividade geral de 2,26% (56/2496) foi observada. Portanto, é necessário a adoção de medidas preventivas na área estudada para reduzir o risco de infecção da população local.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1951
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rafaelasantosvasconceloscordeiro.pdf822,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.