Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1944
Título: Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire terrier: relato de caso
Autor: Silva, Lucas Rafael Coelho da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1845475837413354
Orientador: Oliveira, Daniela
Palavras-chave: Encefalite;Cães - Doenças;Yorkshire terrier (Cão)
Data do documento: 15-Jul-2019
Citação: SILVA, Lucas Rafael Coelho da. Diagnóstico presuntivo de Leucoencefalite necrosante em Yorkshire Terrier: relato de caso. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A Meningoencefalomiete de Origem Desconhecida (MEOD) faz parte do grupo das encefalites não infecciosas. É uma enfermidade de etiologia ainda pouco compreendida e acredita-se que tenha caráter genético e/ou autoimune. A MEOD é subdividida em Meningoencefalomielite Granulomatosa (MEG), Meningoencefalite Necrosante (MEN) e Leucoencefalite Necrosante (LEN). Esse distúrbio neurológico é considerado comum em cães de pequeno porte como por exemplo os da raça Yorkshire Terrier, Pinscher, Maltes e Shih Tzu. A única maneira de estabelecer o diagnóstico definitivo é por meio da análise histopatológica. No entanto, é possível chegar ao diagnóstico presuntivo por meio da união de informações obtidas com a identificação do paciente, exame neurológico e com a análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) associado aos achados da imagem de ressonância magnética. O tratamento realizado tem como base drogas imunossupressoras como a prednisolona associada a um segundo farmaco como por exemplo a azatioprina. Porém, essa enfermidade apresenta o prognóstico considerado reservado. Esse trabalho tem por objetivo fazer um relato de caso de um paciente da raça Yorkshire Terrier, atendido no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás que teve diagnóstico presuntivo de LEN.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1944
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_lucasrafaelcoelhodasilva.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.