Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1942
Título: Qualidade do leite cru refrigerado recebido por usina de beneficiamento fiscalizada pelo serviço de inspeção federal em Palmeira dos Índios - AL
Autor: Dionizio, José Alexandre Rocha
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2632759634584338
Orientador: Franque, Marcos Pinheiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1695836763549468
Co-orientador : Mendonça, Marcelo
Palavras-chave: Agroindústria;Leite - Qualidade;Leite - Indústria;Saúde Pública
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: DIONIZIO, José Alexandre Rocha. Qualidade do leite cru refrigerado recebido por usina de beneficiamento fiscalizada pelo serviço de inspeção federal em Palmeira dos Índios - AL. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O objetivo com a elaboração deste trabalho foi realizar um diagnóstico do padrão de qualidade de leite cru refrigerado recebido por uma Usina de Beneficiamento de leite no município de Palmeira dos índios-AL, registrado no Serviço de Inspeção Federal, com a intenção de possibilitar ações corretivas e preventivas a fim de melhorar a qualidade do leite, visando aumentar a capacidade produtiva da empresa. A pesquisa foi desenvolvida mediante os dados das planilhas de registos oficiais das análises físico-químicas diárias feitas do leite cru refrigerado proveniente das propriedades rurais durante o período de março a agosto de 2019. Os parâmetros avaliados foram temperatura (°C), acidez titulável, densidade relativa, extrato seco total, extrato seco desengordurado, presença de antibiótico, teste de Alizarol, teor de gordura e índice crioscópico. Após a tabulação dos dados efetuou-se média, máximo, mínimo, desvio padrão, frequência absoluta e frequência relativa para o leite cru refrigerado proveniente dos municípios fornecedores (Minador do Negão- AL, Major Izidoro-AL, Canapi -AL, Santana do Ipanema -AL, Cacimbinha -AL, Logradouro-AL, Palmeira dos Índios-AL, Bom Conselho-PE, Águas Belas-PE). Encontrou-se 200 casos de não conformidade que tiveram a seguinte distribuição de ocorrência: Temperatura 92,5 % (185/200), extrato seco desengordurado 3% (6/200), índice crioscópico 2,5 % (5/200), acidez titulável 1 % (2/200), alizarol 0,5 % (01 /200), sendo que os demais parâmetros estavam dentro da normalidade. A principal não conformidade observada no presente estudo foi a temperatura. Diante do que foi exposto concluir que a qualidade leite cru da região ainda é um situação que precisa de ações corretivas e preventivas para uma melhoria da sua qualidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1942
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joséalexandrerochadionizio.pdf961,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.