Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1930
Título: Alopecia por diluição da cor em cão SRD
Autor: Alves, Camila Monteiro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6158371068872297
Orientador: Souza, Rute Chamié Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9397352788082287
Palavras-chave: Cão - doenças;Pele de animais;Dermatologia veterinária 
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: ALVES, Camila Monteiro. Alopecia por diluição da cor em cão SRD. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A alopecia por diluição da cor (ADC) é uma dermatopatia rara que acomete animais de pelagem diluída, vista principalmente nas colorações azul, castanha e vermelha e é caracterizada por alopecia em região de tronco e linha média dorsal. Os animais acometidos apresentam os sinais de alopecia geralmente entre os quatro e quatorze meses de idade e o diagnóstico é confirmado através do tricograma e histopatologia. O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de um cão, SRD, fêmea, cinco anos de idade, atendida no Hospital Veterinária da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (Goiânia-GO) que a cerca de três meses apresentava hipotricose em região de linha média dorsal, pavilhões auriculares e face medial de membro pélvico esquerdo, além de pelos que eram facilmente destacados. Foram realizados exames que excluíram causas fúngicas e parasitárias, enquanto o tricograma e histopatológico revelaram grumos de melanina em derme, hastes dos pelos e folículos pilosos, estando à maioria deles em fase telógena, hiperqueratóticos e tortuosos. Dessa forma, com base nas características clínicas e laboratoriais pode-se alcançar o diagnóstico definitivo de ADC. Conclui-se que, apesar de ser de ocorrência rara, as alopecias congênitas precisam também ser consideradas como diagnóstico diferencial, mesmo em cães que não sejam de raças puras, tendo em vista sua importância clínica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1930
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_camilamonteiroalves.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.