Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1929
Título: Ocorrência de triatomíneos infectados por Trypanosoma cruzi registrados na V- Geres/Sespe/Brasil
Autor: Silva, Arivonaldo Vaniel da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0292850365183431
Orientador: Souza Júnior, Cláudio Galvão de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4962378893474390
Palavras-chave: Tripanossomose;Parasito;Epidemiologia
Data do documento: 9-Dez-2019
Citação: SILVA, Arivonaldo Vaniel da. Ocorrência de triatomíneos infectados por Trypanosoma cruzi registrados na V- Geres/Sespe/Brasil. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar vetores da Doença de Chagas infectados pelo Trypanosoma cruzi, bem como informações relativas aos vetores tais como espécies de barbeiros que ocorrem nos 21 municípios assistidos pela V Gerência Regional de Saúde- V GERES, dimorfismo sexual e local de captura dos mesmos. A Doenças de Chagas é causada pelo parasito Trypanosoma cruzi. Ocorre nas Américas e acomete diversas espécies de animais silvestres, primatas, roedores, marsupiais e tatus, os quais funcionam como reservatórios silvestres, acometem também diversas espécies de animais domésticos de produção, bovinos, ovinos, caprinos e suínos e equídeos, bem como, animais de companhia como o gato e o cão sendo que este último funciona como reservatório da Doença de Chagas no ciclo doméstico da doença, por fim o homem também é acometido pela doença. O parasito agente etiológico é transmitido entre os hospedeiros domésticos e silvestres através de insetos vetores triatomíneos. A Doença de Chagas tanto no homem como em cães pode apresentar um caráter agudo e acarretar diarreia e evoluir para a cronificação acarretando diversos problemas cardíacos e hepáticos, tais como, cardiomegalia e hepatomegalia os quais resultam em uma série de sinais clínicos como taquicardia, caquexia, anorexia e letargia dentre outros. A metodologia desta pesquisa consistiu na realização do exame à fresco de chagas no triatomíneo (barbeiro) a partir do conteúdo intestinal das espécimes de triatomíneos recebidas no laboratório de chagas da V geres. Tais barbeiros foram submetidos a uma triagem antes de serem examinados com a finalidade de identificação do sexo do vetor e também do município de origem e local de captura na ficha que os acompanhava. Durante a referida pesquisa foram identificadas quatro espécies de triatomíneos. Constatatou-se a maior ocorrência de Panstrongylus lutz (59%) dentre os insetos analisados, seguido pelo Triatoma pseudomaculata (33,6%), Panstrongylus megistus (4,6%) e T. brasilienses (2,8%). Quando analisados o quantitativo de triatomíneos infectados, constatou-se que aproximadamente 10% foram positivos para o exame a fresco de chagas dos insetos coletados, que em sua maioria eram machos e encontrados na região intradomiciliar. Todas essas espécies de triatomíneos apresentaram espécimes positivos para o Trypanosoma sp. Embora a literatura científica relate o Triatoma infestans como o principal vetor do Trypanosoma cruzi, neste relato não foram registrados ocorrência de Triatoma infestans, indicando que o papel deste na transmissão do agente etiológico tem sido substituído pelas espécies que foram registradas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1929
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_arivonaldovanieldasilva.pdf564,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.