Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/1926
Title: Minha Prova: automatizando o processo avaliativo nas escolas
Authors: Silva, Túlio de Souza
metadata.dc.contributor.authorLattes: Não encontrado
metadata.dc.contributor.advisor: Falcão, Taciana Pontual
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
Keywords: Interação homem-máquina;Software educacional;Avaliação
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Túlio de Souza. Minha Prova: automatizando o processo avaliativo nas escolas. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Education is still an area that lacks more support of technology to improve its processes,especially in Brazilian public schools. This paper presents a tool developed for the au-tomation of the answer sheet grading process in schools, helping teachers in this daily activity. A case study was conducted with the teachers of the state public school Ci-cero Dias based in Recife - Pernambuco, to measure the tool’s efficiency compared totraditional response card grading methods. A formal evaluation of the tool’s interfacewas also conducted to implement improvements regarding the user experience. Thepaper shows that using the tool decreases the time teachers spend grading student’s response cards, used in tests, while also providing teachers with relevant data on stu-dent performance in assessments. Finally, we conclude that the proposed tool is a powerful ally of teachers and school administrators in improving the evaluation processand the quality of life of teachers.
Description: A educação ainda é uma área que carece de tecnologia para melhorar seus processos,sobretudo em escolas da rede pública. A correção de cartão resposta é um dos processos realizados no cotidiano do professor que pode ser automatizado. Este trabalho apresenta uma ferramenta desenvolvida para automação do processo de correção de cartão resposta nas escolas, auxiliando os professores nesta atividade do dia a dia.Com o objetivo de avaliar o impacto do sistema Minha Prova no processo de correção de provas em instituições de ensino foi realizado um estudo de caso com os professores da escola pública estadual Cícero Dias em Recife, Pernambuco, para medir a eficiência da ferramenta comparada aos métodos tradicionais de correção de cartão resposta, e um estudo da interface da ferramenta a fim de implementar melhorias na experiência do usuário. O trabalho mostra que o uso da ferramenta diminui o tempo em que os professores passam fazendo a correção de cartão resposta dos alunos,utilizados em provas e simulados, ao mesmo passo que disponibiliza aos professores dados relevantes sobre o desempenho dos alunos nas avaliações como por exemplo,o número de acertos por questão. Por fim, conclui-se que a ferramenta proposta no trabalho é uma poderosa aliada dos professores e da coordenação na melhoria do processo avaliativo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1926
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_tuliodesouzasilva.pdf3,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.