Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1906
Título: Indicadores reprodutivos: importância e fatores que interferem sua utilização em rebanhos leiteiros do Nordeste
Autor: Cavalcanti Filho, Claudio Rangel
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1781672578345378
Orientador: Silva, Dulciene Karla de Andrade
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4817514858275379
Palavras-chave: Bovino de leite;Leite - Produção;Leite - Qualidade;Leite - Indústria
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: CAVALCANTI FILHO, Claudio Rangel. Indicadores reprodutivos: importância e fatores que interferem sua utilização em rebanhos leiteiros do Nordeste. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O mercado do leite tem se tornado cada dia mais competitivo, necessitando um olhar empreendedor e administrativo sobre a propriedade. Entender o gerenciamento da unidade produtora de leite como empresa vai além de realizar contas de compras e custos. Utilizar ferramentas que possibilitem realizar gestão de maneira assertiva é cada vez mais necessário. A medida em que se faz gestão dentro da propriedade é necessário ter valores de referência do sistema, bem como buscar melhorias nos diferentes setores da produção. Planejar e definir o futuro da propriedade se torna um desafio quando não se tem perspectivas e valores de medidas para auxiliar na tomada de decisões. Se tratando de produção de leite, um dos setores que necessita de gestão intensa é a reprodução. No Nordeste essa prática ainda não é tão usual devido a muitos fatores que estão atrelados ao perfil do produtor e do tamanho da produção. Este trabalho tem como intuito demonstrar a importância da utilização de indicadores reprodutivos para rebanhos leiteiros no Nordeste.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1906
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_claudiorangelcavalcantifilho.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.