Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1898
Título: Pluriatividade e extensão no meio rural: olhares para além da produção agrícola
Autor: Santos, Lucas Augusto Oliveira dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3855545384901718
Orientador: Andrade, Horasa Maria Lima da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4314101991387960
Palavras-chave: Agricultura familiar;Turismo rural;Extensão rural 
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: SANTOS, Lucas Augusto Oliveira dos. Pluriatividade e extensão no meio rural: olhares para além da produção agrícola. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A agricultura familiar é um setor importante para a produção agrícola brasileira, é geradora de renda e essencial para a manutenção da população no campo. Diante dos desafios da produção, os produtores precisam se reinventar e buscar alternativas quando apenas a produção agrícola não atinge os objetivos almejados. A pluriatividade surge neste contexto, apoiada pela ação do extensionista rural em campo, que trabalha no sentido de melhorar e apoiar os processos que permeiam a temática e as problemáticas em campo. Este trabalho investigou por meio da experiência de estágio supervisionado obrigatório a pluriatividade na zona rural de duas comunidades na cidade de Saloá-PE, em ação no escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA Saloá. Durante o estágio foram entrevistados os produtores das comunidades do Catimbau e da Serrinha da Prata, que tem diferentes realidades mesmo sendo no mesmo município, o Catimbau teve uma ação de extensão coordenada e voltada para sanar os problemas com o uso excessivo de agrotóxicos e da migração do campo para a cidade. Os moradores e produtores da Serrinha da Prata, se encontram em uma situação diferente, pois existe grande produção de atividades não-agrícolas, como artesanato e uma pequena exploração do turismo rural, há potencialidades na comunidade, que se bem exploradas podem beneficiar a todos que moram ali, o turismo rural e religioso e as práticas de algumas atividades como trilhas, visitação, cultura, gastronomia, podem ser exploradas. O extensionista desenvolve um papel essencial nesses processos de inovação, produção e de lidar com diferentes realidades, sempre buscando as melhores soluções para os problemas enfrentados.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1898
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_lucasaugustooliveiradossantos.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.