Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1878
Título: Manejo fitossanitário para videira no vale do São Francisco
Autor: Cordeiro, Diva Silva Queiroz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2690062604107562
Orientador: Gonçalves, Edilma Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2026865787481365
Palavras-chave: Videira;Uva - Cultivo;Uva - Doenças e pragas
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: CORDEIRO, Diva Silva Queiroz. Manejo fitossanitário para videira no vale do São Francisco. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O Polo vitivinícola do Vale do São Francisco (VSF) é responsável por 95% da uva de mesa cultivada no Brasil. A região possui condições ambientais para a produção da videira, que a diferencia das demais regiões produtoras do mundo. O estágio obrigatório foi realizado na empresa FITOTEC na fazenda Tropical II, na qual foi possível acompanhar atividades que fazem parte do ciclo da videira e que são essenciais para o sucesso do manejo fitossanitário, dentre elas: Poda, amarração seca, desbrota, amarração verde, desponte de ramos, desfolha/ livramento de cacho, desponte de cacho, raleio, colheita e processamento da uva no packing house. Com a Consultoria técnica foi possível verificar quais as pragas e doenças que assolaram as videiras na segunda safra do ano e a melhor maneira de proceder tanto com o manejo preventivo, quanto curativo para obtenção de uma uva de qualidade ao final de todo processo. Foi também realizado o acompanhamento de práticas que vêm crescendo nos últimos anos na região, que é o uso do controle biológico como método preventivo e curativo nos programas de fitossanidade. O estágio proporcionou uma vivência no campo, principalmente atuação no manejo fitossanitário na videira no submédio do São Francisco, sendo de grande importância para agregar conhecimentos tanto no âmbito pessoal, quanto profissional, contribuindo de forma significativa para atuação na área de formação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1878
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_divasilvaqueirozcordeiro.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.