Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1877
Título: | Desafios e atribuições atuais do extensionista rural |
Autor: | Melo, Anderson Clementino Gomes de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3061068843335514 |
Orientador: | Andrade, Horasa Maria Lima da Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/4314101991387960 |
Palavras-chave: | Agricultura familiar;Assistência técnica;Agricultura - Aspectos sociais |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Citação: | MELO, Anderson Clementino Gomes de. Desafios e atribuições atuais do extensionista rural. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019. |
Resumo: | O estágio realizado no IPA – Garanhuns-PE, teve intuito de vivenciar as atividades diárias da extensão rural no agreste meridional em diversos programas em parceria com o governo federal, bem como programas locais do estado de Pernambuco, além de participar do curso de pratica extensionista Horta em todo canto, ministrado no IPA – SEDE. No IPA são designados ao técnicos extensionista diversas ações para fortalecimento da agricultura familiar como cadastramento do DAP (declaração de aptidão ao PRONAF), PAA (programa de aquisição de alimentos), resgate, manutenção e multiplicação nos sítios e pequenas propriedades das sementes crioulas, além de participar do curso de horticultura orgânica de baixo de custo. Este trabalho teve como objetivo descrever a vivência das diversas atividades que o profissional de ATER é capaz de desempenhar num órgão público e quão grande é seu desafio de garantir melhoria de vida a diversas comunidades, associações, sítios, sem no entanto alterar suas culturas e tradições, além de pouca mão de obra e recursos financeiros. O estágio realizado foi muito importante para minha formação profissional, pois somou o conhecimento e experiência tanto do campo, como administrativamente do profissional de ATER, associados ao aprendido em sala de aula. Também mostrou o desafio desses profissionais em desempenhar sua função em momentos de pouco incentivo governamental e poucos profissionais para uma grande área de abrangência. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1877 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_eso_andersonclementinogomesdemelo.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.