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Título: “Neologismos decolando na velocidade da luz”: diferenças na fala dos jogadores brasileiros de Pokémon Go
Autor: Lima, Diego Luciano Leonardo de
Orientador: Lima, Rafael Bezerra de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8700226970298080
Palavras-chave: Linguagem;Neologismos ;Jogos eletrônicos
Data do documento: 18-Dez-2019
Citação: LIMA, Diego Luciano Leonardo de. “Neologismos decolando na velocidade da luz”: diferenças na fala dos jogadores brasileiros de Pokémon Go. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This work presents an analysis of linguistic variations, with the main focus on Neologisms that arise from communication between the members of different groups, and the gamers and users of the game Pokémon Go are analyzed. From this, a study was made about the characteristics in the language of this community that differentiate it from the language of other people and social groups and whether these differences interfere in the understanding of those who listen to them. Thus its objective is to analyze the variations in the language of this group, understand how and why they arise, and the role of social communication for the creation of new words, be it communication in face-toface conversations or through the media digital online. For the realization of this research, the studies of Carvalho (1984), Tarallo (1990) and Bortoni-Ricardo (2014) were approached as the main theori-cos contributions. Screenshots in The Garanhuns-PE City Game WhatAapp groups and analyzing game videos made by game-pains. The results bring a clearer understanding of the language of this group, from its origins to the reasons and preferences for the use of term determives, and to understanding the meanings of each of them. The whole study had a great basis in sociolinguistic research, studies by Neologis-mos and on the influence of games on communication.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de variações linguísticas, com o foco principal nos Neologismos que surgem da comunicação entre os membros de diferentes grupos, sendo o dos gamers e usuários do jogo Pokémon Go a serem analisados. A partir disso foi feito um estudo a respeito das características na linguagem dessa comunidade que a diferenciam da linguagem das demais pessoas e grupos sociais e se essas diferenças interferem na compreensão de quem as escuta. Dessa forma seu objetivo é de além de analisar as variações existentes na linguagem desse grupo, entender como e por quê elas surgem, e o papel da comunicação social para a criação de novas palavras, seja essa comunicação em conversas face-a-face ou através das mídias digitais online. Para a realização desta pesquisa foram abordados os estudos de Carvalho (1984), Tarallo (1990) e Bortoni-Ricardo (2014) como principais aportes teóricos. Por observar as diferenças da linguagem a pesquisa é qualitativa e a análise foi feita por meio da coleta de capturas de tela nos grupos de WhatAapp do jogo da cidade de Garanhuns-PE e analisando vídeos do jogo feitos por jogadores. Os resultados trazem uma compreensão mais clara da linguagem desse grupo, desde suas origens até as razões e preferências para o uso de determinados termos, e ao entendimento dos significados de cada uma delas. Todo o estudo teve grande base na pesquisa Sociolinguística, estudos de Neologismos e sobre a influência dos games na comunicação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1875
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