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Título: Contratação ou aquisição de softwares na administração pública: estudo de caso aplicado à prefeitura municipal de Garanhuns
Autor: Santos, Jorge Veloso dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3833157859679169
Orientador: Vanderlei, Igor Medeiros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7448139435512224
Palavras-chave: Administração pública;Engenharia de software;Software
Data do documento: 20-Dez-2019
Citação: SANTOS, Jorge Veloso dos. Contratação ou aquisição de softwares na administração pública: estudo de caso aplicado à prefeitura municipal de Garanhuns. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The Information Technologies appear in the global scenario, as essential assets for the proper functioning of the institutions, whether public or private, being applicable to the most diverse uses, the software is used with purpose from the computerization of demands until the optimization of processes. Due to the growing number of applications developed, standards have been established that allow the identification of parameters to be met, with a view to achieving the best demands, such as ISO / IEC / IEEE 12207-11 of 2017, which deals with the cycles of software life, NBR ISO / IEC 9126-1 of 2003, bringing with it a series of factors related to software quality, in addition to the provisions on this topic by Software Engineering. Regarding public administration, the legal precepts established by the laws and other applicable regulations, such as Law 8.666 / 1993, Normative Instruction Nº. 04 of 2014 - SLTI, should also be observed. In this hiring or acquisition process other guides, such as the PMBOK Guide 6th Edition 2017, published by the PMI (Project Management Institute), brings with it a series of metrics, which contribute directly to the acquisition processes. This work is a qualitative bibliographic and documentary research, with the purpose of analyzing the acquisition or hiring of IT services by the public administration, in casu, in Garanhuns City Hall, made through analysis of public notices and questionnaire. applied to the population, with a view to gauging the experience of using, in particular, the broad and free access portals, such as the Taxpayer Portal and the Transparency Portal, and verifying compliance with the premises set forth in the standards, and thus It is possible to establish a parallel analysis of the documentary technical aspects and the levels of use experience of the population. From these analyzes, the laws and other identified norms, it can be verified that the central focus is in the fulfillment of the system requirements and product quality, and consequently, in the fulfillment of the established legal norms, however, there is no direction. explicit about the quality in use of the tools offered to the population by public entities.
Resumo: As Tecnologias da Informação se mostram no cenário global, como ativos essenciais ao bom funcionamento das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Sendo aplicáveis aos mais diversos usos, os softwares são usados com finalidade desde a informatização de demandas até a otimização de processos. Face ao crescimento da quantidade de aplicações desenvolvidas, foram estabelecidas normas que possibilitam a identificação de parâmetros a serem satisfeitos, com vistas ao alcance do melhor atendimento das demandas, como a ISO/IEC / IEEE 12207-11 de 2017, que trata dos ciclos de vida dos softwares, a NBR ISO/IEC 9126-1 de 2003, trazendo consigo uma série de fatores voltados para a qualidade de software, além do disposto acerca deste tema pela Engenharia de Software. No tocante à administração pública, devem ser observados também, os preceitos legais estabelecidos pelas leis e demais regulamentos aplicáveis, como a Lei 8.666/1993, Instrução Normativa nº04 de 2014 – SLTI. Neste processo de contratação ou aquisição outros norteadores, como o Guia PMBOK 6ª Edição de 2017, publicado pelo PMI (Project Management Institute), traz consigo uma série de métricas, que contribuem diretamente nos processos de aquisição. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com a finalidade de análise das aquisições ou contratações de serviços de TI pela administração pública, in casu, na Prefeitura Municipal de Garanhuns, feita através de análise de editais e questionário aplicado à população, com vistas à aferição da experiência de uso, em especial, dos portais de acesso amplo e livre, como o Portal do Contribuinte e Portal da Transparência, e verificação da conformidade com as premissas estabelecidas nas normas, sendo, desta forma, possível o estabelecimento de uma análise paralela dos aspectos técnicos documentais e os níveis de experiência de uso da população. A partir de tais análises, das leis e demais normas identificadas, pode-se verificar que o enfoque central está no atendimento dos requisitos de sistema e qualidade do produto, e por consequência, no cumprimento das normas legais estabelecidas, entretanto, não há um direcionamento explícito quanto à qualidade em uso das ferramentas oferecidas à população pelos entes públicos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1874
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