Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1867
Título: Uma Análise do Impacto da Experiência Préviacom Pensamento Computacional noDesempenho de Estudantes em Programaçãono Ensino Superior
Autor: Silva, Emanuel Leite Oliveira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5886730483799524
Orientador: Falcão, Taciana Pontual da Rocha
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
Palavras-chave: Computação;Algorítmos computacionais
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Emanuel Leite Oliveira da. Uma Análise do Impacto da Experiência Préviacom Pensamento Computacional no Desempenho de Estudantes em Programaçãono Ensino Superior. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This paper aims to study the effect of previous contact with Computational Thinking instudents of higher education courses. Computational Thinking is a skill that aims to de-velop logical thinking and algorithmic thinking on an ongoing and lifelong basis, helpingthem to solve personal and professional life problems using the techniques of computer science. According to research, more than 50% of students in computer courses willdrop out of the course and one of the main reasons is the difficulty in learning and as-similating the basic and advanced concepts of programming, becoming unmotivated.Thus, this work investigated the feasibility of using computational thinking to help thosestudents with programming learning difficulties. Therefore, two student profiles wereidentified, who had contact with Computational Thinking before and after attending Pro-gramming, and questionnaires were applied to evaluate the perspectives they had onthedisciplineanditsbenefit,whethertheuseofComputationalThinkingwasproductiveor not. Two teachers from the UFRPE Computer Degree course were also interviewedto examine their perspective on Computational Thinking on student performance, com-paring students who had contact before and after attending Programming. From thestudents’ perspective, the use of Computational Thinking assists them in cognitive de-velopment, improving logical thinking and algorithmic thinking, and programming learn-ing. Teachers believe that Computational Thinking cognitively prepares students forProgramming, reducing the effort to assimilate the basics and seeing this approach asan improvement for students.
Resumo: Este trabalho se propôs a estudar o efeito do contato prévio com o Pensamento Computacional em alunos de cursos superiores em computação. O Pensamento Computacional é uma habilidade que que visa o desenvolvimento do raciocínio lógico e pensamento algorítmico de uma forma contínua e por toda a vida do indivíduo, auxiliando-o para solucionar problemas da vida pessoal e profissional utilizando as técnicas da ciência da computação. Segundo pesquisas, mais de 50% dos alunos dos cursos de computação irão evadir o curso e um dos principais motivos é a dificuldade em aprender e assimilar os conceitos básicos e avançados da programação, ficando desmotivados.Com isso, este trabalho investigou a viabilidade do uso do pensamento computacional para ajudar esses alunos com dificuldades no aprendizado de programação. Portanto,foram identificados dois perfis de alunos, que tiveram contato com o Pensamento Computacional antes e depois de cursarem Programação, e aplicados questionários para avaliar as perspectivas que eles tiveram sobre a disciplina e o seu benefício, se foi produtivo ou não o uso do Pensamento Computacional. Também foram entrevista dos dois professores do curso de Licenciatura em Computação da UFRPE para examinar a perspectiva deles em relação ao Pensamento Computacional no desempenho dos alunos, comparando os alunos que tiveram o contato antes e depois de cursarem Programação. Sob a perspectiva dos alunos o uso do Pensamento Computacional os auxiliam no desenvolvimento cognitivo,melhorando o raciocínio lógico e o pensamento algorítmico, e no aprendizado de Programação. Os professores creem que o Pensamento Computacional prepara cognitivamente os alunos para Programação,reduzindo o esforço em reaprender os conceitos básicos e que veem essa abordagem como um aprimoramento para os alunos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1867
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_emanuelleiteoliveiradasilva.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.