Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1866
Título: Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial
Autor: Santos, Eberson Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0397394471678923
Orientador: Vanderlei, Igor Medeiros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7448139435512224
Co-orientador : Andrade, Mariel José Pimentel de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3111765717865989
Palavras-chave: Educação especial;Sistemas de recuperação da informação;Comunicação na educação;Comunicação e tecnologia
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: SANTOS, Eberson Nascimento. Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: Students with disabilities, global developmental delay and giftedness have the right, provided by law, to receive Specialized Educational Assistance in addition to regular classes. This specific monitoring should be performed by trained teachers, in order to contribute to the educational process, as well as insertion in society. This perspective, however, triggers difficulties in communicating with other agents who are involved in student education, such as regular school teachers, parents or guardians, and health professionals. Thus, this research aims the development of ConectAEE, which is a web information system that seeks to promote the communication of these individuals, allowing the students to be attended in a shared way. To this purpose, we used the agile software development methodology called Scrum, and conducted a bibliographic study and interviews to base and model the system. The solution presented was evaluated by conducting a focus group interview with specialists on the subject and allowed to conclude that the system has the potential to become a great ally for multidisciplinary actions in the context of Special Education.
Resumo: Alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação têm o direito, previsto na legislação, de receber Atendimento Educacional Especializado em complemento às aulas regulares. Este acompanhamento específico deve ser realizado por professores capacitados, de forma a contribuir no processo educacional, assim como inserção na sociedade. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades no que se refere a comunicação com outros agentes que estão envolvidos na educação dos discentes, tais como professores do ensino regular, pais ou responsáveis e profissionais de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento do ConectAEE, que é um sistema de informação Web que busca promover a comunicação desses sujeitos, permitindo o atendimento dos estudantes de forma compartilhada. Para tanto, utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de software ágil denominada Scrum, sendo realizado um estudo bibliográfico e entrevistas para fundamentar e modelar o sistema. A solução apresentada foi avaliada através da realização de entrevista de grupo focal com especialistas no tema e permitiu concluir que o sistema tem o potencial de se tornar um grande aliado para ações multidisciplinares no contexto da Educação Especial.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1866
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ebersonnascimentosantos.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.