Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillachan-Lyra, Pompéia-
dc.contributor.authorSantana, Maiara Araújo de-
dc.date.accessioned2020-01-29T13:33:48Z-
dc.date.available2020-01-29T13:33:48Z-
dc.date.issued2019-11-21-
dc.identifier.citationSANTANA, Maiara Araújo de. Impactos de um programa de Mindfuness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais na primeira infância. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1859-
dc.descriptionA primeira infância é uma etapa fundamental na vida do sujeito. É neste período da vida que ocorrem as maiores mudanças no processo de desenvolvimento físico, cognitivo e socioafetivo. Considerando a importância desta etapa, ressaltamos ser fundamental investir em práticas na educação infantil que favoreçam o desenvolvimento e aprimoramento das diversas habilidades do ser humano. Neste sentido, esta pesquisa teve como foco apresentar e discutir sobre uma proposta de intervenção baseada em Mindfulness utilizando um protocolo adaptado denominado: A mindfulness-based kindness curriculum for preschoolers. Esta pesquisa foi realizada com crianças de cinco anos de idade. Sendo assim, o objetivo geral desse trabalho foi analisar os impactos de um programa de Mindfulness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais em crianças com cinco anos de idade. No que diz respeito à metodologia desta pesquisa, foi aplicado um questionário aberto para professoras que atuam na educação infantil, sendo também realizado um estudo de cinco casos (crianças com cinco anos). Para a análise desses casos, foram aplicadas três tarefas psicométricas, antes e depois da participação das crianças em um protocolo com base na prática de Mindfulness. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil- CEMEI, localizado na cidade do Recife- PE. Os dados foram apreciados através da técnica de análise descritiva. Os Resultados apresentaram que ainda há professoras que desconhecem ou conhecem pouco sobre os conceitos de Mindfulness, possuem concepções diferentes sobre funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais. Em relação às tarefas psicométricas percebeu-se que houve poucas variações nos resultados dessas tarefas. No que tange as habilidades socioemocionais, através da heteroavaliação (entrevista com a professora dos estudantes que participaram da intervenção) foi possível perceber impactos positivos nas crianças após a intervenção (socialização, participação nas atividades de sala de aula). Em suma, constatou-se que o protocolo proporcionou efeitos benéficos nos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractEarly childhood is a fundamental stage in the subject's life. It is in this period of life that the biggest changes in the process of physical, cognitive and socio-affective development occur. Considering the importance of this stage, we emphasize that it is essential to invest in practices in early childhood education that favor the development and improvement of the various skills of the human being. In this sense, this research focused on presenting and discussing a Mindfulness-based intervention proposal using an adapted protocol called: A mindfulness-based kindness curriculum for preschoolers. This research was conducted with five-year-old children. Thus, the overall objective of this paper was to analyze the impacts of a Mindfulness program on the development of executive functions, attention and socio-emotional skills in five-year-olds. Regarding the methodology of this research, an open questionnaire was applied to teachers working in early childhood education, and a study of five cases (five-year-old children) was also conducted. For the analysis of these cases, three psychometric tasks were applied before and after the children's participation in a protocol based on Mindfulness practice. The research was conducted in a Municipal Center of Early Childhood Education - CEMEI, located in the city of Recife - PE. Data were evaluated using the descriptive analysis technique. The results showed that there are still teachers who do not know or know little about the concepts of Mindfulness, have different conceptions about executive functions, attention and socioemotional skills. Regarding psychometric tasks, it was noticed that there were few variations in the results of these tasks. Regarding socio-emotional skills, through hetero-evaluation (interview with the teacher of students who participated in the intervention) it was possible to perceive positive impacts on children after the intervention (socialization, participation in classroom activities). In short, it was found that the protocol provided beneficial effects on students.pt_BR
dc.format.extent77 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAtenção em criançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleImpactos de um programa de Mindfuness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais na primeira infânciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9161699557063472pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7469258355920698pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:(CDILP) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_maiaraaraujodesantana.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.