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Título: Escola sem partido: uma reflexão sobre as ideologias dos projetos de lei e suas implicações no processo de mercantilização da educação
Autor: Silva, Vanessa Kely da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6842352897918549
Orientador: Baião Filho, Luiz Gonzaga
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2107039085856949
Palavras-chave: Educação - Aspectos políticos;Ideologia e educação ;Neoliberalismo
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: SILVA, Vanessa Kely da. Escola sem partido: uma reflexão sobre as ideologias dos projetos de lei e suas implicações no processo de mercantilização da educação. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: Education has become a stage of great discussions and disputes over the last. decade. In this paper, we discuss the emphasis that education is receiving in the legislative spheres of every country, through the School Without Party bills. Our analysis builds on the general objective of investigating and locating ESP bills, with neoconservative and neoliberal ideological currents. Both currents underwent reformulations in their ideologies, promoting market interests and conservative ideologies. These ideologies gained greater visibility and diffusion from the 1970s on in the United States of America (USA). Linked to the general objective are the specificities of identifying and explaining the moment of birth of the School Without Party movement, exemplifying its proponents and supporters, demonstrating how they are involved with neoliberal and neoconservative currents, as well as the path that the projects of law run in the municipal, state and federal spheres, we will emphasize the analysis of the projects that are in the federal legislative sphere, because we understand that these represent in general context all others that are in the other spheres. Later we will talk with the educational theorists Freire (1996, Tomaz Tadeu (1994), Saviani (1996), Libiliar (1996), trying to understand the educational path that these educator authors deem necessary for the teacher resourcefulness that aims at the autonomous development of the student.
Resumo: A educação vem se tornando um palco de grandes discussões e disputadas na última década. Nesse trabalho, discorremos sobre a ênfase que a educação está recebendo nas esferas legislativas de todo país, através dos projetos de lei Escola sem Partido (ESP). Nossa analise se constrói através do objetivo geral de investigação e localização dos projetos de lei ESP, com as correntes ideológicas neoconservadoras e neoliberais. Ambas correntes passaram por reformulações nas suas ideologias, promovendo os interesses do mercado e ideologias conservadoras. Essas ideologias ganharam maior visibilidade e difusão a partir da década de 70 nos Estados Unidos da América (EUA). Atrelados ao objetivo geral, estão os objetivos as especificidades de identificar e explicar o momento de nascimento do movimento Escola sem Partido, exemplificando seus propositores e apoiadores, demonstrando como esses estão envolvidos com as correntes neoliberais e neoconservadoras, assim como o trajeto que os projetos de lei percorrem nas esferas municipais, estaduais e federais, daremos ênfase na análise dos projetos que tramitam na esfera legislativa federal, pois entendemos que esses representam em contexto geral todos os outros que tramitam nas demais esferas. Mais adiante dialogaremos com os teóricos educacionais Freire (1996, Tomaz Tadeu (1994), Saviani (1996), Libâneo (1996), procurando entender o caminho educacional que esses autores educadores julgam necessários para a desenvoltura docente que visam o desenvolvimento autônomo do educando.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1856
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