Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1854
Título: O gótico em contos de horror de Poe: análise das narrativas A Queda da Casa de Usher e O Retrato Oval
Autor: Cândido, Maria Jadivânia de Lima Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0519036751749588
Orientador: Silva, Monaliza Rios
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8558188707796223
Palavras-chave: Ficção gótica (Gênero literário);Análise do discurso narrativo;Literatura inglesa
Data do documento: 9-Dez-2019
Citação: CÂNDIDO, Maria Jadivânia de Lima Silva. O gótico em contos de horror de Poe: análise das narrativas A Queda da Casa de Usher e O Retrato Oval. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This work aims to analyze the presence of the gothic through narratives, starting from the characterization of specific elements of the narrative such as space and characters. Gothic aesthetics is an ancient movement, studies say it broke out in the mid-18th century, had great representative names such as Thomas James Mathias, William Shakespeare, Horace Walpole, Charles Robert Maturin, Mrs. Radcliffe and Lewis and our aforementioned author, Edgar Allan. Put. As research object was used two short stories of the author Edgar Allan Poe, namely: The Oval Portrait (1842), and The Fall of the House of Usher (1839). We used, above all, what Lovecraft (1987) defines as horror and supernatural narratives to understand the issue of gothic in Poe short stories, as well as narrative categories such as space and character as a methodological apparatus for our appreciation of the tales in question. These two short stories express, throughout their narratives, elements proper to the fantastic gothic narrative. The characterization of space, for example, is presented in order to present the terror/horror in both short stories. Both of them also present in the closing of their plots moments of absolute terror, besides being moved by the fickle and persistent ghost of fear.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a presença do gótico através de narrativas, partindo da caracterização de elementos específicos da narrativa como o espaço e os personagens. A estética gótica é um movimento antigo, estudos dizem que ele eclodiu em meados do século XVIII, teve grandes nomes representativos como Thomas James Mathias, William Shakespeare, Horace Walpole, Charles Robert Maturin, Mrs. Radcliffe e Lewis e nosso referido autor, Edgar Allan Poe. Como objeto de pesquisa foi utilizado dois contos do autor Edgar Allan Poe, a saber: O Retrato Oval (1842) e A Queda da Casa de Usher (1839). Utilizamos, sobretudo, o que Lovecraft (1987) define como narrativas de horror e sobrenatural para compreendermos a questão do gótico em contos do Poe, além de categorias da narrativa, tais como espaço e personagem como aparato metodológico para nossa apreciação dos contos em questão. Esses dois contos expressam, no decorrer de suas narrativas, elementos próprios da narrativa fantástica gótica. A caracterização do espaço, por exemplo se apresenta de forma a apresentar o terror/horror nos dois contos. Ambos apresentam também no fechamento de suas tramas momentos de absoluto terror, além de serem movidos pelo inconstante e persistente fantasma do medo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1854
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariajadivâniadelimasilvacândido.pdf533,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.