Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1851
Title: Habilidades de ensino de língua inglesa: observação de turmas iniciantes de língua inglesa do programa de línguas e informática da Universidade de Pernambuco, na cidade de Garanhuns
Authors: Silva, Laécio Eugênio da
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4028544761883020
metadata.dc.contributor.advisor: Viana Júnior, Oseas Bezerra
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/1280192032203717
Keywords: Formação de professores;Língua inglesa - Estudo e ensino;Prática de ensino
Issue Date: 18-Jul-2019
Citation: SILVA, Laécio Eugênio da. Habilidades de ensino de língua inglesa: observação de turmas iniciantes de língua inglesa do programa de línguas e informática da Universidade de Pernambuco, na cidade de Garanhuns. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This research observes and analyzes the work of the English-speaking teacher with reading, writing, speaking and listening skills. The study is to reflect on how the teacher works the four skills in English language classes. As main theoretical support we point out Oliveira (2007) who discusses in his dissertation the principles that guide each of the skills and Kumaravadivelu (1994), Brown (1994) and Hinkel (2010) who discuss the importance of teaching skills in an integrated way in the globalized world. Our methodology has a qualitative-interpretative character of ethnographic basis (MOITA LOPES, 1994). And our corpus consisted by a field diary, the textbook, a questionnaire and an interview with two English teachers (Level 1 - beginner) of the Language and Information Technology Program (PROLINFO) of the University of Pernambuco, Campus Garanhuns. Data were collected through weekly observations, besides the interview and the questionnaire answered by the teachers. And from them, we concluded that the most mobilized skill during class was listening, especially through the Teacher Talk Time. Still, based on the principle of communicative approach, but mostly using the structural approach, the teachers were able to integrate the skills during the classes and in both classes 100% of the students approved.
Description: Este trabalho observa e analisa o trabalho do docente de língua inglesa com as habilidades de leitura, escrita, fala e escuta. A pesquisa consiste em refletir de que maneira o docente trabalha as quatro habilidades nas aulas de Língua Inglesa. Como principal aporte teórico apontamos Oliveira (2007) que discorre em sua dissertação os princípios que norteiam cada uma das habilidades e Kumaravadivelu (1994), Brown (1994) e Hinkel (2010) que discutem a importância de o ensino das habilidades acontecer de forma integrada no mundo globalizado. A nossa metodologia é de caráter qualitativo-interpretativista de base etnográfica (MOITA LOPES,1994). E nosso corpus foi constituído por diário de campo, Livro didático, questionário e entrevista com dois professores de inglês do nível 1 (iniciante) do Programa de Línguas e Informática (PROLINFO) da Universidade de Pernambuco, no Campus Garanhuns. A coleta de dados foi realizada através de observações semanais, além da realização da entrevista e do questionário respondido pelos docentes. Os resultados mostraram que o material didático permitia a integração das habilidades. E, a partir deles, concluímos que a habilidade mais mobilizada durante as aulas foi a auditiva, principalmente por meio do Teacher Talk Time. Ainda, partindo de um princípio de abordagem comunicativa, mas fazendo uso na maior parte do tempo da estrutural, os professores conseguiram integrar as habilidades durante as aulas e em ambas as turmas houve a aprovação de 100% dos alunos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1851
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_laécioeugeniodasilva.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.