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Título: Discurso (i)legítimo na BNCC?: contribuições críticas investigativas sobre o documento
Autor: Silva, Anderson Leandro Gama
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6584540291076388
Orientador: Lima, Angela Valéria Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4075380055242993
Palavras-chave: Análise do discurso;Base Nacional Comum Curricular;Educação - Brasil;Língua portuguesa
Data do documento: 19-Jul-2019
Citação: SILVA, Anderson Leandro Gama. Discurso (i)legítimo na BNCC?: contribuições críticas investigativas sobre o documento. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The present work aims to investigate if there is a presence of illegitimate discourse as a form of discursive manipulation in a document that guides and directs the Brazilian education, the National Curricular Common Base (BNCC). The research collected data through the first version of the document and the approved version, using as a theoretical methodological approach the contributions of Fairclough (1995, 2001, 2003), Chouliraki and Fairclough (1999) and the power relations in this discourse proposed by van Dijk (1997, 2010, 2012) and Falcone (2008). In the light of the Critical Discourse Analysis and with three-dimensional analysis method, we investigate if the BNCC is interspersed with discourses with ideologies prone to affirm inequalities and contribute with an antidemocratic and individualistic world view. On a watchful eye to the rights of learning, and now general competencies of the National Base, we intend that this work contributes in a significant way to clarify doubts and certain insecurities related to the discourse proposed by the document that is part of school routine in the whole country.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar se há uma presença de discurso ilegítimo como forma de manipulação discursiva em um documento que norteia e dirige a educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa coletou dados por meio da primeira versão do documento e a versão homologada, utilizando como abordagem teórico metodológica as contribuições de Fairclough (1995; 2001; 2003), Chouliraki e Fairclough (1999) e as relações de poder nesse discurso, propostas por van Dijk (1997; 2010; 2012) e Falcone (2008). À luz da Análise Crítica do Discurso e com método de análise tridimensional, averiguamos se a BNCC está intercalada de discursos com ideologias propensas a afirmar desigualdades e contribuir com uma visão de mundo antidemocrática e individualista. Sobre um olhar atento aos direitos de aprendizagem, e agora competências gerais da Base Nacional, pretendemos que esse trabalho contribua de maneira significativa para esclarecer dúvidas e certas inseguranças em relação ao discurso proposto pelo documento que faz parte do cotidiano escolar em todo o país.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1837
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