Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1835
Título: Acompanhamento de campos de produção de sementes dehortaliças na empresa Hortivale-Sementes do Vale
Autor: Oliveira, Tarcísio Ferreira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1402579486374895
Orientador: Melo, Roberto de Albuquerque
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9419474898249921
Palavras-chave: Sementes - Indústria;Sementes - Testes;Hortaliças
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Tarcísio Ferreira de. Acompanhamento de campos de produção de sementes dehortaliças na empresa Hortivale-Sementes do Vale. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O estágio foi realizado na HORTIVALE –Sementes do Vale Ltda., empresa produtora de sementes de hortaliças de alta qualidade, localizada na zona rural de Petrolina-PE, e teve por objetivo acompanhar os campos de produção de sementes de tomate e abobrinha, e o ensaio de competição de quiabo. Para a produção da semente híbrida do tomate, em cultivo protegido, foram selecionadas três variedades de linhagens parentais com hábito de crescimento determinado, a fim de realizar posteriormente ensaios de habilidade combinatória entre elas. Para a produção de sementes híbridas da abobrinha cv. Caserta, conduzida em campo aberto com polinização natural, foram utilizadas apenas duas linhagens parentais na proporção de duas fileiras de progenitores femininos para cada fileira de progenitor masculino. No ensaio de competição do quiabo, para avaliação do seu desempenho quando submetidos as condições edafoclimáticas da região, foram utilizados diferentes cultivares comerciais e pré-comerciais, e híbridos previamente desenvolvidos em ensaios de cruzamentos. De modo geral foram vivenciadas práticas como produção de mudas, transplantio,pulverização de defensivos agrícolas, irrigação e fertirrigação bem como o acompanhamento de atividades específicas como a coleta de pólen do tomateiro e aplicação de ethephon (Ethrel®), regulador de crescimento à base de etileno, na abobrinha. Com a realização do estágio foi possível colocar em prática conhecimentos obtidos durante a graduação através de situações reais encontradas no campo, essencial para a formação do profissional.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1835
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_tarcísioferreiradeoliveira.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.