Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1780
Título: Projetos sociais esportivos: contribuições acerca do ensino do esporte
Autor: Nascimento Junior, Elizon Miguel do
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Esportes - Aspectos sociológicos;Educação Física - Estudo e ensino;Prática de ensino
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: NASCIMENTO JUNIOR, Elizon Miguel do. Projetos sociais esportivos: contribuições acerca do ensino do esporte. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This paper aims to understand the methodological bases for the teaching of sport used by Physical Education teachers in social projects, recognizing the contribution of these projects in the formation of children and adolescents in the Hope Sports Association (ADEF) of the Santo Amaro community. in Recife - PE. The study considers that for a long time the way to treat sports in different formative spaces, was based on the technical method of teaching based on the repetition of technical gestures, which have been surpassed by new methodologies of teaching sports. This research was qualitative and exploratory in nature. Data were collected through interviews with the teacher of the referred project, about his experiences with the sport as a social phenomenon and how he deals methodologically with the clientele served. In the context of the study it was possible to understand that the sport presents itself as a phenomenon of great relevance, which holds a broader meaning than simply the execution of the technique or even the movement of reproduction without a reflection. Loaded with broader senses, it brings within it a perception that goes far beyond perfect movement. It holds in itself a history full of meanings.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as bases metodológicas para o ensino do esporte utilizadas por professores de Educação Física em projetos sociais, reconhecendo a contribuição destes projetos na formação de crianças e adolescentes na Associação Desportiva Esperança no Futuro (ADEF) da comunidade de Santo Amaro em Recife – PE. O estudo considera que por muito tempo a forma de tratar o esporte em diferentes espaços formativos, se manteve a partir do método tecnicista de ensino baseado na repetição dos gestos técnicos, os quais vêm sendo superados por novas metodologias do ensino dos esportes. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa e de cunho exploratório. Os dados foram coletados através de entrevista com o professor do referido projeto, sobre suas experiências com o esporte enquanto fenômeno social e como trata metodologicamente junto à clientela atendida. No contexto do estudo foi possível compreender que o esporte se apresenta como fenômeno de grande relevância, que guarda um sentido mais amplo do que simplesmente a execução da técnica ou mesmo o movimento de reprodução sem uma reflexão. Carregado de sentidos mais ampliados, traz em seu íntimo uma percepção que vai muito além do perfeito movimento. Guarda em si mesmo uma história carregada de significados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1780
Aparece nas coleções:(CDILEF) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_elizonmigueldonascimentojunior.pdf631,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.