Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1779
Título: Projetos sociais e esporte: significados da prática pedagógica de educação física
Autor: Silva, André Luís Rodrigues da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4511464632866257
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Esportes para crianças - Aspectos sociais;Educação Física - Estudo e ensino;Esportes - Legislação
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: SILVA, André Luís Rodrigues da. Projetos sociais e esporte: significados da prática pedagógica de educação física. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This paper aims to analyze the contributions that sport presents in the context of the formation of children and adolescents inserted in the social project „ADEF-Sports Association hope in the future‟, identifying sport as a cultural phenomenon and as a social right. According to Thomassim (2010) sports social projects have been analyzed from two perspectives: apologist and critic. The apologist perspective understands that they would be able to provide social benefits such as social integration, education, fighting violence and crime, disciplining, preventing drug use, promoting health and building a better future. The critical perspective emphasizes possible negative aspects of these projects. She criticizes a supposed transfer of responsibilities from the state to civil society. It also criticizes their lack of capacity to promote effective social integration, the emphasis of these projects on promoting competitive and non-collaborative rationality and their attempt to depoliticize access to social rights. In this sense, we used the qualitative research as a reference, interviewing the project teacher (ADEF), social project of the Santo Amaro neighborhood, Recife-PE, which serves socially vulnerable children and adolescents. Thus, seeking to broaden the vision beyond the appearances of the phenomenon, we recognize that sport, in the context of social projects, has a great possibility of contributing to the educational formation of children and adolescents, since the intentionality of the project and those who develop the classes. , whether in a way that seeks to transform reality through meanings and meanings for project students, seeking to expand opportunities.
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisaras contribuições que o esporte apresenta no contexto da formação de crianças e adolescentesinseridos no projeto social„ADEF-Associação desportiva esperança no futuro‟, identificando o esporte enquanto fenômeno cultural e como direito social. De acordo com Thomassim (2010)os projetos sociais esportivos têm sido analisados a partir de duas perspectivas:apologista e crítica. A perspectiva apologista entende que os mesmos seriam capazes de proporcionar benefícios sociais tais como integração social, educação, combate à violência e à criminalidade, disciplinamento, prevenção do uso de drogas, promoção da saúde e construção de um futuro melhor. Já a perspectiva crítica enfatiza possíveis aspectos negativos destes projetos. Ela critica uma suposta transferência de responsabilidades do Estado para a sociedade civil.Critica também a falta de capacidade dos mesmos para promoverem uma integração social efetiva, a ênfase destes projetos em promoverem uma racionalidade competitiva e não colaborativa e a tentativa de despolitizarem o acesso a direitos sociais. Nesse sentido, utilizamos a pesquisa do tipo qualitativa como referência, entrevistando o professor do projeto (ADEF), projeto social do bairro de Santo Amaro, Recife-PE, que atende crianças, adolescentes e jovensem situação de vulnerabilidade social. Desse modo, buscando ampliar a visão para alémdas aparências do fenômeno, reconhecemos que o esporte, no contexto de projetos sociais, possui grande possibilidade de contribuir na formação educacional de crianças e adolescentes, desde que a intencionalidade do projeto e de quem desenvolve as aulas, seja de modo a buscar transformar a realidade por meio de sentidos e significados para os alunos do projeto, na busca de ampliar as oportunidades.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1779
Aparece nas coleções:(CDILEF) Trabalho de conclusão de curso

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