Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1778
Título: O lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil
Autor: Oliveira Júnior, Cícero Luiz da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6994337204219061
Orientador: Lindoso, Rosangela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Natação para crianças;Crianças - Recreação;Crianças - Desenvolvimento;Psicomotricidade
Data do documento: 9-Dez-2019
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Cícero Luiz da Silva. O lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This study starts from the following problem, what is the importance of playfulness as a methodological resource for child swimming? To this end, we aim as the general objective of the study, to identify the importance of playfulness as a methodological resource in child swimming from the production of knowledge, as specific objectives: a) Identify the process of child development; b) Identify swimming as a human cultural production develops a process to teach swimming c) Identify the processes of teaching children's swimming and d) List the articles that deal with the importance of playfulness in children's swimming. The methodology used was a qualitative research of bibliographic nature. As results we observed that the playful can be found in games and games, which is part of the children's world. The look on the playful should not only be understood as fun, but as a great possibility to teach in early childhood, this feature teaches the child to express himself more easily. Our study updates a research and reaffirms its results that 100% of the authors of the articles found the playful as an effective methodology, contrary to Fernandes and Lobo da Costa (2006) who suggest the predominance in schools, clubs and academies a teaching that could be classified. as analytical-progressive in nature.
Resumo: Esse estudo parte do seguinte problema, qual a importância do lúdico enquanto recurso metodológico para natação infantil? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, identificar a importância do lúdico em quanto recurso metodológico na natação infantil a partir da produção do conhecimento, como objetivos específicos: a) Identificar o processo de desenvolvimento infantil; b) Identificar a natação enquanto produção cultural humana desenvolve um processo para ensinar a nadar c) Identificar os processos de ensino da natação infantil e d) Relacionar os artigos que tratam da importância do lúdico na natação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que o lúdico pode ser encontrado nos jogos e brincadeiras, que faz parte do mundo infantil. O olhar sobre o lúdico não deve ser entendido apenas como diversão, mas sim, como grande possibilidade de ensinar na fase da infância, este recurso ensina a criança a expressar-se com maior facilidade. Nosso estudo atualiza uma pesquisa e reafirma seus resultados que 100% dos autores dos artigos encontrados apontam o lúdico como metodologia eficaz, contrariando de Fernandes e Lobo da Costa (2006) que sugerem a predominância nas escolas, clubes e academias um ensino que poderia ser classificado como de natureza analítica-progressiva.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1778
Aparece nas coleções:(CDILEF) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ciceroluizdasilvaoliveirajunior.pdf694,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.