Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1775
Título: As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais
Autor: Silva, Junior José da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3196778486340275
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Dança - Aspectos sociais;Educação física - Estudo e ensino;Dança na educação;Coreografia
Data do documento: 26-Nov-2019
Citação: SILVA, Junior José da. As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The Dance is an artistic and cultural manifestation that accompanies the human being from the earliest periods to the present day, and was essential for the establishment of the communicative, festive and ritualistic processes of civilizations.This research seeks to highlight how important the human movement present in dance is for the development of cognitive and social capacities of the individual, enabling from body awareness and understanding of this body in space, establish connections with other individuals and the environment in which we operate.The teaching of dance in school physical education allows access to the movement skills and expressive experiences we use to develop relationships with the environment and the other individuals that are part of this whole.The aim of this paper is to present the teaching of dance and choreographic construction as tools for the formation of identity and provocation of relationships between individuals and the world, regarding the ability of expression using one's own movement and the inseparable composition of the body and lie. The methodology used was the qualitative research in databases and journals in articles and documents that address the themes of art, dance, physical education and dance-education in school. From the analysis of bibliographic data, it was found that dance is of fundamental relevance to human sociocultural formation and the choreographic composition has a strong influence on the provocation of social relations.
Resumo: A Dança é uma manifestação artística e cultural que acompanha o ser humano desde os períodos mais remotos até os dias atuais, e foi essencial para o estabelecimento dos processos comunicativo, festivo e ritualístico das civilizações. Esta pesquisa busca evidenciar o quanto o movimento humano presente na dança é importante para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais do indivíduo, possibilitando a partir da consciência de corpo e compreensão deste corpo no espaço, estabelecer conexões com outros indivíduos e o ambiente em que estamos inseridos. O ensino da Dança na Educação Física Escolar permite o acesso às capacidades de movimento e experiências expressivas das quais nos utilizamos para desenvolver relações com o ambiente e os demais indivíduos que fazem parte deste todo. O objetivo deste trabalho é apresentar o ensino da Dança e da construção coreográficacomo ferramentas para a formação da identidade e provocação das relações entre os indivíduos e o mundo, no que concerne à capacidade de expressão se utilizando do próprio movimento e a indissociável composição de corpo e mente. A metodologia utilizada se baseou na pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a pesquisa foi realizada em site de bases de dados e periódicos, em artigos e documentos que abordam os temas da arte, Dança, Educação Física e Dança-educação na escola. A partir das análises dos dados bibliográficos, foi possível constatar que a Dança é de fundamental relevância para a formação sociocultural humana e a composição coreográfica tem forte influência na provocação das relações sociais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1775
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_juniorjosedasilva.pdf637,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.