Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1657
Título: Aspectos imaginológicos de linfoma multicêntrico em felino, relato de caso
Autor: Oliveira, Sarah Soares Maduro de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9644600970565854
Orientador: Leite, Jacinta Eufrásia Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1033812325602334
Palavras-chave: Gato - Doenças;Linfoma;Ultrassonografia veterinária
Data do documento: 5-Jul-2019
Citação: OLIVEIRA, Sarah Soares Maduro de. Aspectos imaginológicos de linfoma multicêntrico em felino, relato de caso. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Este trabalho descreve experiências e conhecimentos adquiridos no estágio supervisionado obrigatório, disciplina necessária para conclusão do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Foram relatadas todas as atividades realizadas na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (local escolhido para estágio), no período de 25 de Março a 13 de Junho. As atividades foram desenvolvidas no setor de diagnóstico por imagem. Foram acompanhando os exames e procedimentos realizados pelas residentes, médicos e professores do setor, abrangendo as discussões de casos clínicos, palestras dos grupos de estudo da universidade, acompanhamento de aula prática de diagnóstico por imagem e apresentação de seminário de conclusão de estágio com o tema Displasia Coxofemoral em Felinos. E, finalmente, relatou-se o acompanhamento do atendimento e devidos exames de um paciente atendido durante o estágio realizado. O caso escolhido para o relato foi o de uma gata sem raça definida com o histórico clínico de vômitos recorrentes, tendo sido realizados exames de ultrassonografia abdominal, FAST torácico e raio-x de tórax em 3 projeções. Foram encontradas alterações em diversos linfonodos abdominais e periféricos, com aumento de tamanho e formato arredondado, espessamento de alças intestinais, alterações em fígado com aumento de ecogenicidade e importante massa em mediastino. Foi feita biópsia de linfonodos guiada por ultrassom para análise citológica. Associando o resultado dos estudos de imagem com a clínica do animal, os médicos veterinários chegaram ao provável diagnóstico de linfoma, confirmado pelos exames laboratoriais, que foi caracterizado como multicêntrico devido às localizações das lesões neoplásicas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1657
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_sarahsoaresmadurodeoliveira.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.