Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1656
Título: Metástase esplênica e hepática em cão com tumor venéreo transmissível Plasmocitóide - relato de caso
Autor: Guimarães, Ana Carolina Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1363811238634638
Orientador: Aleixo, Grazielle Anahy de Sousa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3165940085830406
Palavras-chave: Oncologia veterinária;Medicina veterinária - Diagnóstico;Citologia veterinária
Data do documento: 8-Jul-2019
Citação: GUIMARÃES, Ana Carolina Santos. Metástase esplênica e hepática em cão com tumor venéreo transmissível Plasmocitóide - relato de caso. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O relatório do estágio supervisionado obrigatório (ESO) tem como objetivo apresentar as atividades realizadas na área de Clínica Médica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário (HOVET) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foram desenvolvidas no período de 08 de abril à 28 de junho de 2019, totalizando uma carga horária de 420 horas. No estágio foi vivenciada a rotina da área de Clínica Médica de Pequenos Animais e foi realizado o registro dos casos acompanhados durante o estágio (145 casos), dos quais 123 foram atendimentos de caninos e 22 de felinos. Com esse relatório além de descrever as atividades do ESO, objetivou-se descrever o caso de um cão com histórico de tumor em região genital que teve diagnóstico de tumor venéreo transmissível plasmocitóide com metástase em baço, linfonodo e fígado. O tumor venéreo transmissível (TVT) é uma neoplasia contagiosa de distribuição mundial que ocorre em caninos. No caso em questão, o paciente era um cão macho, inteiro, com aproximadamente cinco anos de idade e semidomiciliado. No exame físico foi observado aumento de volume em região genital, secreção peniana serosanguinolenta, além de ascite. Devido à suspeita de TVT foi solicitado exame citológico que confirmou o diagnóstico. Também foram solicitados hemograma, bioquímica sérica, urinálise, pesquisa de hematozoário, teste de triagem para leishmaniose visceral canina e ultrassonografia abdominal, onde foi constatada presença de vários nódulos em região de baço e fígado. Posteriormente, a realização de exame citológico e biopsia confirmou a presença de metástase nesses órgãos. O TVT plasmocitóide é o tipo que mais produz metástase, especialmente em baço e linfonodos, como foi observado no animal em questão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1656
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_anacarolinasantosguimarães.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.