Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1653
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO), realizado no hospital Veterinário Central (HVC), localizado na Charneca da Caparica, PT. Monitorização do débito urinário em pacientes com injúria renal aguda, revisão de literatura e relato de caso.
Autor: Barros, Beatriz de Araújo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6512219342155046
Orientador: Andrade, Lílian Sabrina Silvestre de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0894888392191039
Palavras-chave: Cão - Doenças;Insuficiência renal aguda;Gato - Doenças;Trato urinário
Data do documento: 10-Jul-2019
Citação: BARROS, Beatriz de Araújo. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO), realizado no hospital Veterinário Central (HVC), localizado na Charneca da Caparica, PT. Monitorização do débito urinário em pacientes com injúria renal aguda, revisão de literatura e relato de caso. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A injúria renal aguda (IRA) é uma doença grave que acomete cães e gatos, sendo associada ao aumento da morbidade, mortalidade e aumento no tempo de internamento hospitalar; esta é descrita uma diminuição brusca da taxa de filtração glomerular e é caracterizada pelo aumento da creatinina sérica e diminuição do débito urinário. A avaliação do débito urinário (DU) é um fator importante para o diagnóstico e determinação do manejo e prognóstico de pacientes com IRA, sendo a diminuição deste um dos primeiros sinais de falha renal; este também pode refletir o volume sanguíneo circulante de um paciente, ser um indicador de perfusão tecidual e servir de guia para a fluidoterapia na manutenção do balanço de fluidos. Contudo, a monitorização DU não é utilizada na rotina clínica médica veterinária como diagnóstico nem como preditor do prognostico de pacientes com IRA. A fluidoterapia pode atuar como prevenção e tratamento da injúria renal aguda, através da manutenção do volume intravascular, correção dos distúrbios hidroeletrolíticos, correção da pressão arterial, etc. O manejo do paciente com injúria renal aguda deve ser realizado através da associação entre fluidoterapia, avaliação do débito urinário, e avaliação da creatinina sérica. O objetivo dessa revisão de literatura e relato de caso é explorar o manejo do paciente com injúria renal aguda, abordando a avaliação do débito urinário associado com as alterações na creatinina sérica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1653
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_beatrizdearaújobarros.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.