Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1639
Título: Cintilação líquida aplicada à determinação de radionuclídeos em água
Autor: Nascimento, Hewerton Jonh Ferreira do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8043143575661502
Orientador: Gomes, Maria José de Filgueiras
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0060810526769648
Palavras-chave: Química nuclear;Radioatividade;Hidrologia
Data do documento: 19-Jul-2019
Citação: NASCIMENTO, Hewerton Jonh Ferreira do. Cintilação líquida aplicada à determinação de radionuclídeos em água. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Técnicas analíticas nucleares são imprescindíveis para quantificação de isótopos naturais e artificiais empregados como traçadores em estudos ambientais. A técnica de Cintilação Líquida possibilita a versatilidade necessária para a monitoração destes isótopos presentes nos recursos hídricos, permitindo os estudos do ciclo hidrológico da bacia hidrográfica desde a origem da água, conexão e relações com fonte de água e aquíferos adjacentes, porosidade do solo, direção e velocidade do fluxo de água. Neste trabalho, a técnica de Cintilação Líquida de Ultra-Baixa Radiação de Fundo - CLUBRF foi aplicada para a determinação de Ra-226 e para implementação da metodologia para a determinação de H-3 em água. Ambos os estudos foram prescindidos da avaliação de descontaminação dos frascos utilizados para os ensaios. Soluções padrão das rodadas do PNI/IRD foram empregadas para a quantificação de Ra-226. Para o estudo do trítio, determinou-se a viabilidade do uso da destilação simples e do destilador de ácido “distillacid” para enriquecimento do radionuclídeo em água, seguida pelo estudo do tempo de medição. Além disso, foi estimado o fator de rendimento para a determinação de H-3 por Cintilação Líquida. Os valores do desvio normalizado (D) obtidos indicaram a qualidade do procedimento analítico para a determinação de Ra-226 em água. Para a quantificação de trítio, a destilação simples foi considerada viável para enriquecimento do radionuclídeo em água, assim como o tempo de medição foi estimado em 60 minutos para obter-se resultados com erros inferiores a 3,9%. Desse modo, a técnica de CLUBRF pode ser empregada para a quantificação de Ra-226 e H-3 em amostras de água no SEAMB/CRCN-NE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1639
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_hewertonjonhferreiradonascimento.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.