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dc.contributor.advisorAlmeida, Sherry Morgana Justino de-
dc.contributor.authorAlmeida, Marina Maimone de-
dc.date.accessioned2019-11-07T20:30:47Z-
dc.date.available2019-11-07T20:30:47Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationAlmeida, Marina Maimone de. A colheita do imaginário: uma análise dos símbolos viagem e casa na narrativa de Nélida Piñon. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1628-
dc.descriptionEste artigo apresenta um estudo da obra de Nélida Piñon (1973) a partir da discussão acerca do paradigma humano da finitude. A certeza do fim leva o ser a lidar com a morte de diferentes maneiras, seja pela sua aceitação seja pela sua negação, o homem encara essa realidade por meio do universo simbólico. Tomando como base essa temática, o presente estudo se propõe a analisar os símbolos viagem e casa presentes no conto “Colheita”, da obra Sala de Armas, de 1973, da escritora Nélida Piñon. À luz dos estudos de Durand (2002) sobre os Regimes Diurno e Noturno das imagens, de Bachelard (1993) a respeito do símbolo casa e sua divisão estrutural simbólica porão, térreo e sótão, e da consulta aos dicionários de símbolos de Chevalier (1986) e de Cirlot (1992), pretende-se tratar das diferentes posturas do ser humano diante da certeza do fim.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo presenta un estudio de la obra de Nélida Piñon (1973) a partir de la discusión acerca del paradigma humano de la finitud. La certeza del fin lleva al ser a lidiar con la muerte de diferentes maneras, sea por su aceptación o por su negación, el hombre encara esa realidad a través del universo simbólico. En el presente estudio se propone analizar los símbolos viaje y casa presentes en el cuento "Colheita", de la obra Sala de Armas, de 1973, de la escritora Nélida Piñon. A la luz de los estudios de Durand (2002) sobre los Regímenes Diurno y Nocturno de las imágenes, de Bachelard (1993) sobre el símbolo de la casa y su división estructural simbólica sótano, planta baja y ático, y de la consulta a los diccionarios de símbolos de Chevalier (1986) y de Cirlot (1992), se pretende abordar las diferentes posturas del ser humano en la certeza del fin.pt_BR
dc.format.extent20 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMorte - Aspectos simbólicospt_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectSimbolismo na literaturapt_BR
dc.titleA colheita do imaginário: uma análise dos símbolos viagem e casa na narrativa de Nélida Piñonpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4456605146450370pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5332850255576710pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Letraspt_BR
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