Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1608
Título: Influência de fatores antrópicos na qualidade das águas subterrâneas da comunidade de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho-PE.
Autor: Silva, Anderson José da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0895425089026343
Orientador: Silva, Robson José
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7515677435963888
Palavras-chave: Qualidade da água;Água subterrânea;Influência antrópica
Data do documento: 11-Jul-2019
Citação: SILVA, Anderson José da. Influência de fatores antrópicos na qualidade das águas subterrâneas. 62 f. Trabalho de conclusão de curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
Resumo: Comunidades quando não são atendidas de maneira satisfatória por sistemas de abastecimento de água buscam fontes alternativas para a sua captação, muitas vezes as soluções adotadas são os poços. Águas subterrâneas habitualmente possuem qualidade superiores às águas superficiais, no entanto, a profundidade dos poços e o aumento da concentração de poluentes antrópicos nos solos tem evidenciado risco para essas águas. Este estudo visa verificar a influência de fatores antrópicos em águas subterrâneas da comunidade de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Para isso, foram analisados solos e águas subterrâneas de três poços da região. Além disso, foi verificado dentro de um raio de 30 metros do eixo vertical de cada poço, a presença de fossas negras e sépticas. Para os solos, foram realizados ensaios de caracterização, permeabilidade e fertilidade completa, enquanto que para as águas foram analisados, durante 15 semanas, pH, salinidade, sólidos totais dissolvidos, turbidez, cor real, cor aparente, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e a presença de coliformes totais e termotolerantes. Com os resultados obtidos foi verificado que a porosidade e a permeabilidade dos solos favorecem ou favorecem parcialmente a percolação de líquidos nos interstícios entre os grãos. Constatou-se ainda a presença de muitas fossas dentro da área de influência do poço, o que favorece a concentração de nutrientes e de coliformes no solo e na água, respectivamente. Os resultados das análises das águas indicaram oxigênio dissolvido baixo, condutividade elétrica alta, e a presença de coliformes totais e termotolerantes. Estes resultados apontam possível contaminação por esgotos domiciliares, em escala decrescente (poço B, A e C), e evidencia a preocupação com a saúde pública de seus usuários, apontando para a necessidade de tratamento prévio desta água.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1608
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andersonjsilva.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.