Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1598
Título: Manejo sanitário e controle leiteiro de ovelhas mestiças Lacaune e Santa Inês na EMBRAPA Semiárido
Autor: Souza, Nathaly Cristina de Menezes Sá
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7212758908210077
Orientador: Martins, Jorge André Matias
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9617318260953422
Palavras-chave: Forragem;Leite;Ovinos
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, Nathaly Cristina de Menezes Sá. Manejo sanitário e controle leiteiro de ovelhas mestiças Lacaune e Santa Inês na EMBRAPA Semiárido. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
Resumo: As atividades realizadas durante o período de estágio obrigatório foram desenvolvidas no setor de ovinocultura na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária–EMBRAPA Semiárido,com os trabalhos na área de manejo sanitário, controle leiteiro e emissão de metano entérico de ovelhas mestiças das raças Lacaune e Santa Inês. Foi realizado o controle de endoparasitaspor meio de coletas de fezes para a realização da contagem de ovos por grama de fezes (OPG) ecoprocultura, para registro dos animais acometidos por vermes, juntamente com o método FAMACHA, observando a necessidade de vermifugação. O controle leiteiro foi realizado com a retirada do leite por meio de ordenha mecânica, tipo balde ao pé, onde eram mensurados individualmente o volume e o peso do leite, que foi armazenado em refrigerador e destinado à produção de queijos e ao fornecimento aos borregos. Para avaliar a influência da alimentação na produção e qualidade do leite e emissão de metano entérico, as ovelhas foram mantidas em pastagem de capim Tifton 85 e suplementadas com caroço de algodão e farelo de milho. O Estágio Supervisionado Obrigatório contribuiu para minha experiência prática na área de Produção Animal, ampliando os conhecimentos adquiridos durante meu período acadêmico através da prática, que serão de extrema importância para a minha formação e futuro profissional.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1598
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_nathalycristinademenezessasouza.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.