Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1595
Título: Urolitíase mista de fosfato de cálcio e urato de amônio em cadela Bassethound
Autor: Gonçalves, Cristiane dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7196742558273851
Orientador: Souza, Rute Chamié Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9397352788082287
Palavras-chave: Cão - Doenças;Espectroscopia de infravermelho;Uretra
Data do documento: 23-Ago-2018
Citação: GONÇALVES, Cristiane dos Santos. Urolitíase mista de fosfato de cálcio e urato de amônio em cadela Bassethound. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: A urolitíase é enfermidade de grande importância na rotina da clínica médica de pequenos animais, sendo considerada a terceira mais comum do trato urinário de cães. Possui etiopatogenia diversificada, dependendo da composição dos urólitos, cujo mais comuns são os de estruvita e oxalato de cálcio. Os sinais clínicos de hematúria, disúria, polaciúria e estrangúria indicam envolvimento de trato urinário posterior e podem ser acompanhados de obstrução uretral ou não. Devido o ineditismo do tipo de urólito, objetivou-se relatar um caso de urolitíase mista por fosfato de cálcio e urato de amônio em uma cadela Bassethound atendida no Hospital de Referência Veterinária Montenegro (Porto - PT), que apresentava estrangúria, disúria, polaciúria e vesícula urinária distendida com dor à palpação. Recebia dieta à base de arroz e frango e possuía histórico anterior de urolitíase não tratada. A avaliação radiográfica confirmou a presença de urólitos, optando-se pela remoção cirúrgica através de cistotomia e urohidropropulsão retrógrada intra-operatória. A urinálise revelou alcalinidade, proteinúria, nitritúria e leucocitúria, sem haver crescimento bacteriano na urocultura. No pós-operatório, a paciente foi internada e recebeu fluidoterapia, meloxicam, tramadol, ranitidina e cefazolina sódica. A análise quantitativa dos cálculos pelo método de espectroscopia infravermelha revelou tratar-se de urólitos mistos de fosfato de cálcio e urato de amônio. Após alta hospitalar, foi prescrita ração coadjuvante para controle de urolitíases e solicitado retorno para avaliação pós-operatória e realização de exames adicionais para esclarecer a etiologia dos cálculos. Conclui-se que o diagnóstico precoce e exato das urolitíases é de extrema importância para se evitar complicações associadas com a obstrução uretral, com a presença dos urólitos e com a causa de base. Assim, a análise da composição mineral é uma ferramenta fundamental, permitindo ao médico veterinário direcionar o tratamento baseado na composição mineral. Além do mais, a cooperação do tutor é crucial para o sucesso terapêutico, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida do animal e menor incidência de recidivas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1595
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cristianedossantosgonçalves.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.