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Título: O amor romântico como manisfesto da cultura patriarcal na obra Dores do Amor Romântico de Fernanda Young
Autor: Lima, Larissa Paula Lemos de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3824732644066687
Orientador: Fernandes, Carlos Eduardo Albuquerque
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6342363393437620
Palavras-chave: Ficção brasileira;Mulheres na literatura;Amor na literatura;Patriarcado
Data do documento: 19-Jul-2019
Citação: LIMA, Larissa Paula Lemos de.O amor romântico como manisfesto da cultura patriarcal na obra Dores do Amor Romântico de Fernanda Young. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The main objective of this dissertation is to understand, by analyzing poems, how intimate relationships were codified from patriarchalism. Starting from Silva (2010) suggestions about literature's representation of female subjects, we analyze five poems of the book Dores do Amor Romântico (2005), by the contemporanean writer Fernanda Young, trying to understand the paradoxical relation that the female self-lyrical constructs with the man within the logic of belonging to the Father’s Order. These five poems were analyzed with the theorizations about the construction of romantic love’s myth, the identification and feminine resistance to the old values that are still valid in postmodern society, focusing in the possible tensions between the ideals of romanticized love disseminated by the novels and the new social configurations resulting from the resizing of the asymmetrical gender’s relationship. It is understood that these poems are suggesting, through the poetic voice, an aggression to the traditional phallocentric Order through a parody language. However, this lyrical self finds limits in the transgression of patriarchal structures, since it regards one of the ―villains‖ of the end of the century woman, the physical-psychological dependence of man, and when it escapes the norm is faced with solitude. Thus, even with the emancipation provided by the feminist political struggle, the women materialized in the poetic’s selflyrical of Fernanda Young assume ambivalent behavior in the affective-sexual relations because the masculinist principles conflict with the subversion to the Order.
Resumo: Partindo das sugestões de Silva (2010) sobre a representação literária dos sujeitos femininos, esta monografia buscou compreender as relações entre a representação do amor e da mulher em cinco poemas do livro Dores do Amor Romântico, da escritora contemporânea Fernanda Young, tentando entender a relação paradoxal que o eu-lírico feminino constrói com o homem dentro da lógica do pertencimento à Ordem do pai. Por meio deste levantamento, estes cinco poemas foram analisados com as teorizações sobre a construção do mito do amor romântico, a identificação e resistência feminina às antigos valores ainda vigentes na sociedade pósmoderna, dando ênfase às possíveis tensões entre os ideais de amor romantizado disseminados pelos romances e as novas configurações sociais fruto do redimensionamento das assimétricas relações de gêneros. Compreende-se que estes poemas estão sugerindo, através da voz poética, uma agressão à tradicional Ordem falocêntrica mediante uma linguagem paródica. No entanto, este eu-lírico encontra limites na transgressão às estruturas patriarcais, pois encara um dos vilões da mulher do fim do século, a dependência físico-psicológica do homem, e em quando foge à norma se depara com a solidão. Assim, mesmo com a emancipação proporcionada pela luta política feminista, as mulheres materializadas no eu-lírico da poética de Fernanda Young assumem comportamentos ambivalentes nas relações afetivo-sexuais, porque os princípios masculinistas entram em conflito coma subversão à Ordem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1583
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