Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1576
Título: Osteossarcoma canino: relato de caso
Autor: Morais, Weslley Ferreira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9007729480950334
Orientador: Mendonça, Marcelo
Palavras-chave: Cão - Doenças;Osteossarcoma;Eutanásia;Metástase;Tumores
Data do documento: 17-Jul-2019
Citação: MORAIS, Weslley Ferreira de. Osteossarcoma canino: relato de caso. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O relatório de estágio foi elaborado no âmbito da finalização de graduação em Medicina Veterinária. O presente trabalho é dividido em duas partes distintas. A primeira componente consiste na apresentação da casuística acompanhada no estágio e do local em que foi desenvolvido. A segunda componente compreende uma revisão de literatura sobre o osteossarcoma canino, complementada com um caso clínico acompanhado no estágio. O osteossarcoma é a neoplasia óssea mais comum em indivíduos da raça canina, de meia-idade a idosos, sobretudo de raças grandes e gigantes. A realização de seu diagnóstico requer uma abordagem multifatorial, envolvendo exames histopatológicos, imagiológicos e sorológicos. O tratamento recomendado é a combinação de cirurgia, para remoção do tumor primário, com protocolos de quimioterapia, para controle das metástases. Entretanto, em casos onde o paciente apresenta estágio avançado da doença podem ser recomendadas a eutanásia ou uso de medicações e outras terapias que ofereçam uma qualidade de vida ao mesmo. O objetivo do presente trabalho é relatar um caso de osteossarcoma em cadela SRD, de nove anos de idade, atendida no Hospital Veterinário Universitário, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1576
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_weslleyferreirademorais.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.