Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1575
Título: Vivência de técnicas experimentais a campo e de práticas laboratoriais no Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido - CPATSA
Autor: Lima, Jheiny Rafaele Carvalho de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3873573823909816
Orientador: Teixeira, Vicente Imbroisi
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6855152256692226
Palavras-chave: Alimentação dos animais;Biometria;Alimentos - Análise
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Jheiny Rafaele Carvalho de. Vivência de técnicas experimentais a campo e de práticas laboratoriais no Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido - CPATSA. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: A compreensão da planta que servirá de alimento aos animais é a base de um manejo sustentável. Ao estudá-la em campo é possível observar o seu desenvolvimento e sua resistência às adversidades e dafoclimáticas, já ao analisá-la em laboratório é possível saber quais são os seus constituintes e como os animais conseguem aproveita-los. Visando uma melhor compreensão destas plantas, se faz necessário a realização de experimentos e para elevar a confiabilidade dos resultados, o manejo experimental a campo é de extrema importância. Na Embrapa –CPATSA -experimentos com Palma Orelha de Elefante Mexicana (Opuntia stricta (Haw.) Haw.) e Gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Steud) foram instalados objetivando estudar o desenvolvimento destes vegetais em campo e em função de diferentes lâminas de irrigação e de diferentes níveis de adubação orgânica. Nestes ensaios foram mensuradas variáveis biométricas tais como:altura da planta, diâmetro do caule da gliricídia e do cladódio na palma, largura da planta e número de cladódios. Após a colheita destas plantas, as mesmas foram levadas ao laboratório para serem analisadas bromatologicamente, sendo as seguintes análises realizadas: fibra em detergente neutro(FDN), fibra em detergente ácido(FDA), lignina, determinação da proteína, extrato etéreo(EE), matéria seca(MS), cinzas e digestibilidade in vitro. Dessa forma, o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi feito com o intuito de acompanhar todo o passo a passo dessas atividades, atividades estas rotineiras para um profissional da zootecnia, sendo possível, assim, colocar em prática todo o real aprendizado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1575
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_jheinyrafaelecarvalhodelima.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.