Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1575
Title: Vivência de técnicas experimentais a campo e de práticas laboratoriais no Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido - CPATSA
Authors: Lima, Jheiny Rafaele Carvalho de
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/3873573823909816
metadata.dc.contributor.advisor: Teixeira, Vicente Imbroisi
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/6855152256692226
Keywords: Alimentação dos animais;Biometria;Alimentos - Análise
Issue Date: 2019
Citation: LIMA, Jheiny Rafaele Carvalho de. Vivência de técnicas experimentais a campo e de práticas laboratoriais no Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido - CPATSA. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Description: A compreensão da planta que servirá de alimento aos animais é a base de um manejo sustentável. Ao estudá-la em campo é possível observar o seu desenvolvimento e sua resistência às adversidades e dafoclimáticas, já ao analisá-la em laboratório é possível saber quais são os seus constituintes e como os animais conseguem aproveita-los. Visando uma melhor compreensão destas plantas, se faz necessário a realização de experimentos e para elevar a confiabilidade dos resultados, o manejo experimental a campo é de extrema importância. Na Embrapa –CPATSA -experimentos com Palma Orelha de Elefante Mexicana (Opuntia stricta (Haw.) Haw.) e Gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Steud) foram instalados objetivando estudar o desenvolvimento destes vegetais em campo e em função de diferentes lâminas de irrigação e de diferentes níveis de adubação orgânica. Nestes ensaios foram mensuradas variáveis biométricas tais como:altura da planta, diâmetro do caule da gliricídia e do cladódio na palma, largura da planta e número de cladódios. Após a colheita destas plantas, as mesmas foram levadas ao laboratório para serem analisadas bromatologicamente, sendo as seguintes análises realizadas: fibra em detergente neutro(FDN), fibra em detergente ácido(FDA), lignina, determinação da proteína, extrato etéreo(EE), matéria seca(MS), cinzas e digestibilidade in vitro. Dessa forma, o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi feito com o intuito de acompanhar todo o passo a passo dessas atividades, atividades estas rotineiras para um profissional da zootecnia, sendo possível, assim, colocar em prática todo o real aprendizado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1575
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAST)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_eso_jheinyrafaelecarvalhodelima.pdf2,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.