Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1571
Título: Uso de técnicas laboratoriais na avaliação da produção de ruminantes em ambientes semiáridos: Produção animal
Autor: Santos, Girlene Cordeiro de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4558322505455643
Orientador: Cabral, Ana Maria Duarte
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9120227816308243
Palavras-chave: Aquecimento global;Laboratórios
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Girlene Cordeiro de Lima. Uso de técnicas laboratoriais na avaliação da produção de ruminantes em ambientes semiáridos: Produção animal. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: Neste relatório estão descritas as atividades conduzidas durante o estágio supervisionado obrigatório (ESO) realizado, de 18 de setembro a 07 de dezembro de 2018, totalizando a carga horária de 330 h, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Unidade Embrapa Semiárido, localizada no município de Petrolina, PE. Durante este período foram aplicadas técnicas laboratoriais de avaliação do desempenho vegetal e animal que compõem sistemas de produção de ruminantes em ambiente semiárido, garantindo assim, maior fixação dos assuntos abordados em sala de aula da graduação do curso Bacharelado em Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. As atividades foram realizadas através de análises desenvolvidas nos laboratórios de Nutrição Animal, Microbiologia do Solo e Cromatografia da Embrapa Semiárido e, na Universidade Federal do Vale do São Francisco. As análises fizeram parte de projetos de pesquisa de alunos de graduação e de mestrado acompanhados por pesquisadores da Embrapa Semiárido. Outras atividades das análises fizeram parte do projeto Bem Diverso, vinculado a esta Empresa. Nesse ESO foram preparadas soluções de ácido bórico (H3BO3) a 2%, hidróxido de sódio (NaOH) a 50%, detergente neutro, detergente ácido e solução de lignina. Além de soluções ainda houve o preparo de uma mistura catalizadora. Etapas de análises bromatológicas de plantas forrageiras foram treinadas, tais como a pré-secagem da matéria verde a 55ºC, matéria seca a 105ºC, cinza, matéria orgânica, FDN, FDA, proteína bruta (dosagem de nitrogênio total) e a digestibilidade in vitro da matéria seca. O método de medição de dióxido de titânio foi usado como indicador de consumo e da digestibilidade de nutrientes em fêmeas caprinas mantidas sob pastejo em área de Caatinga e suplementadas com diferentes níveis de concentrado. Ainda neste experimento foi quantificada a creatinina e o nitrogênio amoniacal na urina das cabras. A extração de DNA de bactérias e a determinação de nitrogênio foram feitas em silagem de guandu, milho, milheto e de suas associações. A emissão de metano na silagem da rebrota de sorgo quando adicionados de feno de espécies vegetais foi medida a partir de amostras de ar coletadas. Para a implementação de cada técnica foram manuseados vários reagentes e equipamentos. Houve, sempre, a necessidade da digitalização de leituras em planilhas eletrônicas para mensuração dos resultados finais das análises. Estes métodos foram usados com vistas à avaliação dos sistemas de produção adaptados pela empresa para a criação de ruminantes nas condições do Semiárido brasileiro. Esta experiência foi decisiva para minha qualificação profissional e no direcionamento do meu aperfeiçoamento em nível de pós-graduação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1571
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_girlenecordeirodelimasantos.pdf5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.