Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1567
Título: Manejo de matrizes pesadas na Guarabira Aves Ltda - Guaraves
Autor: Nascimento, Sthênio Braga do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1697313653678548
Orientador: Freitas, Almir Chalegre de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8971623206736259
Palavras-chave: Frango de corte;Indústria avícola;Ovos - Produção;Pinto
Data do documento: 17-Jan-2019
Citação: NASCIMENTO, Sthênio Braga do. Manejo de matrizes pesadas na Guarabira Aves Ltda - Guaraves. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O setor avícola brasileiro vem crescendo muito nos últimos anos, em virtude de vários fatores inerentes à criação de híbridos oriundos de raças puras pelo melhoramento genético; entretanto, existem outros fatores que estão interligados, sendo considerados como imprescindíveis para a atividade de alta produtividade, como a nutrição balanceada, programa sanitário adequado a cada região, instalações e equipamentos bem dimensionados, ambiência para promoção do bem-estar animal e as práticas de manejo que ocorrem antes, durante e após o alojamento das aves. A cadeia produtiva de frangos de corte no Brasil começa com a produção de matrizes pesadas conhecidas por aves multiplicadoras, pois produzem ovos férteis para a produção de pintos de um dia de idade, que caracteriza a avicultura de corte, e esta atividade é rentável por representar em torno de 1,5% do Produto Interno Bruto - PIB nacional. Durante o Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO realizado na empresa Guarabira Aves Ltda - GUARAVES foi possível acompanhar o início da cadeia produtiva do frango de corte, ou seja, o Manejo na Criação de Matrizes Pesadas. Nas granjas de matrizes pesadas foi possível acompanhar toda limpeza e desinfecção dos galpões após descarte de um lote; A implementação de medidas de biosseguridade que através do vazio sanitário é criteriosamente realizada pela empresa; preparação dos galpões para recebimento dos pintos, que incluem entre outras atividades: tratamento da cama do aviário com Sulfato de Cobre e Formol; tratamento da água; correto manejo dos comedouros e bebedouros para estimular o consumo de água e ração; programa de luz e temperatura do aviário nas diferentes fases de vida das aves; programa de vacinação por diferentes vias (ocular, oral, spray, intramuscular e na membrana nictante) em todas as fases de criação. Neste estágio, pude vivenciar grande parte destas atividades, acompanhando e executando algumas práticas de manejo, que são determinantes para que as aves possam exteriorizar seu potencial genético através da produtividade; e deste modo, desenvolvi habilidades que me fornecerão subsídios nas soluções dos desafios de campo a serem encontrados na minha vida profissional.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1567
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_sthêniobragadonascimento.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.