Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1566
Título: Esporotricose em cão da raça cocker spaniel: relato de de caso
Autor: Leal, Stphanie Larissa Ramos de Santana
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9837796881056524
Orientador: Lorena, Sílvia Elaine Rodolfo de Sá
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8659871145469177
Co-orientador : Araújo, Larissa de Carvalho
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/8682095858385151
Palavras-chave: Cão - Doenças;Dermatologia veterinária
Data do documento: 22-Ago-2018
Citação: LEAL, Stphanie Larissa Ramos de Santana. Esporotricose em cão da raça cocker spaniel: relato de de caso. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: A esporotricose é uma micose subcutânea profunda, zoonótica que tem como agente etiológico o fungo dimórfico Sporothrix spp. Acomete diversas espécies de animais, sendo considerada rara em cães. O presente relato refere-se a um cão da raça Cocker Spaniel, macho, com doze anos de idade, cardiopata, domiciliado e sem histórico de contato com outros animais. O paciente foi encaminhado para uma consulta com oncologista em decorrência de um nódulo ulcerado em região dorsal do tórax com aproximadamente dois centímetros de diâmetro, resistente ao tratamento com antibiótico. Optou-se pela realização de exame histopatológico, com amostra obtida através de biopsia excisional. O resultado foi compatível com micose profunda sugestiva de esporotricose. O animal foi tratado com itraconazol (10 mg/kg a cada 24 horas por via oral) o tratamento foi mantido por 30 dias após cura clínica,sendo realizado o monitoramento do paciente através de exames hematológicos a cada vinte dias. Apesar dos cães não representarem uma fonte de infecção considerável para os humanos, é importante orientar os tutores quanto ao potencial zoonótico do agente. Muito embora a esporotricose em cães tenha uma baixa incidência, é importante que suas características clinicas sejam conhecidas pelos clínicos veterinários, afim de diferenciá-la de outras doenças que cursem com lesões cutâneas profundas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1566
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_stphanielarissaramosdesantanaleal.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.