Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1563
Título: Epidemiologia da Leishmaniose Visceral no Município de Santana do Ipanema - Alagoas
Autor: Santos, Samuel Dellane dos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4498519823194340
Orientador: Ramos, Rafael Antonio do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2384915943197683
Palavras-chave: Cão - Doenças;Leishmaniose visceral;Zoonoses;Veterinária
Data do documento: 24-Jan-2019
Citação: SANTOS, Samuel Dellane dos. Epidemiologia da Leishmaniose visceral no Município de Santana do Ipanema - Alagoas. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A Leishmaniose Visceral é uma importante zoonose parasitária negligenciada que acomete uma ampla gama de animais, incluindo os homens. O nordeste do Brasil é endêmico para esta enfermidade, e pelas características fisiogeográficas que o município de Santana do Ipanema reúne, várias áreas com florestas ainda preservadas e rodeadas de serras, propiciam um ambiente ótimo para o desenvolvimento do flebotomíneo vetor. Objetivou-se nesta pesquisa estudar a epidemiologia da LV no município de Santana do Ipanema, Alagoas. Para tanto, dados secundários sobre a LV, como número de casos humanos e caninos ocorridos na cidade, quantidades de cães recolhidos e eutanasiados na cidade nos últimos cinco anos foram obtidas junto a Secretaria de Saúde do município, assim como amostras sanguíneas provenientes de coletas realizadas no âmbito do Programa Nacional de Controle da Leishmaniose Visceral. As amostras (n = 119) foram testadas através do teste imunocromatográfico TR-DPP® Leishmaniose Visceral (Biomanguinhos – FIOCRUZ) onde obteve-se 59,6 % (71/119) de animais reagentes. Dados desta pesquisa demonstram que a LV é uma enfermidade presente na área estudada, desta forma medidas sanitárias devem ser adotadas para prevenção de novos casos, tanto em cães como em pacientes humanos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1563
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_samueldellanedossantos.pdf5,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.