Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1562
Título: Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso
Autor: Paiva, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda
Orientador: Mattos, Lucilene Simões
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3094079221793336
Palavras-chave: Cão - Doenças;Tumores em animais;Oncologia veterinária;Mamas - Câncer
Data do documento: 11-Jul-2019
Citação: PAIVA, Rosany Christiny de Souza Lyra Arruda. Carcinoma mamário inflamatório oculto em cadela: relato de caso. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O carcinoma mamário inflamatório (CMI) é uma neoplasia pouco frequente que apresenta comportamento biológico maligno e possui prognóstico altamente desfavorável. Acomete mulheres, cadelas e gatas e possui um quadro clínico que envolve a pele e as mamas o que pode levar a dificuldades no diagnóstico com outras enfermidades. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma cadela atendida no Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns, que apresentava um quadro dermatológico grave, dentre outros sinais clínicos e que foi diagnosticada com CMI, inicialmente sugerido através da citologia e posteriormente confirmado por exame histopatológico. O diagnóstico conclusivo e precoce desta afecção é extremamente importante para iniciar a instituição terapêutica mais adequada, almejando aumentar o tempo de sobrevida e com mais qualidade. Diante disso, a importância diagnóstica do CMI canino se faz necessária tanto para o paciente animal, como também para consubstanciar estudos comparativos com casos humanos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1562
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rosanychristinydesouzalyraarrudapaiva.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.