Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1554
Título: Fatores de riscos para a transmissão de parasitos gastrintestinais de cães com potencial zoonótico em povoados rurais de São João, Pernambuco
Autor: Silva, Naiara Mirelly Marinho da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5026944104769988
Orientador: Carvalho, Gílcia Aparecida de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0551309365838136
Palavras-chave: Saúde Pública;Zoonoses;Parasitos
Data do documento: 20-Dez-2018
Citação: SILVA, Naiara Mirelly Marinho da. Fatores de riscos para a transmissão de parasitos gastrintestinais de cães com potencial zoonótico em povoados rurais de São João, Pernambuco. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: Diversas espécies de parasitos gastrintestinais em cães têm sido considerados importantes ameaças para a saúde pública, uma vez que podem ser causa de importante zoonose na população humana. Os animais infectados por parasitos zoonóticos como, por exemplo, os helmintos Ancylostoma spp., Toxocara spp. e os protozoários Cystoisopora spp., Giardia spp., ao defecarem contaminam o solo e água podendo levar a infecção acidental por esses parasitos aos humanos. O presente estudo teve como objetivo avaliar, fatores de riscos associados à presença de parasitos gastrintestinais de potencial zoonótico nos povoados rurais Freixeiras, Volta do Rio e Taquari, do município de São João-PE. Para tanto, foram avaliadas 144 amostras de fezes caninas pelo método de Willis e Mini-FLOTAC. Foi aplicado um questionário epidemiológico para avaliação de fatores de risco para ocorrência de parasitos gastrintestinais em cães. Do total de amostras avaliadas, 75,69% (109/144) foram positivas para parasitos gastrintestinais de potencial zoonótico. Foram considerados fatores de risco para presença de parasitos gastrintestinais tipo de alimentação (OR = 4,48), local de fornecimento de alimentação (OR = 58,85) e ausência de desverminação (OR = 3,57). Os dados aqui relatados são fundamentais para elaboração de medidas de prevenção e sensibilização junto a população dos povoados estudados.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1554
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_naiaramirellymarinhodasilva.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.