Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1553
Título: Caracterização genotípica preliminar de bactérias ácido láticas isoladas de queijo de coalho artesanal produzido no agreste de Pernambuco
Autor: Araujo, Natália Ferreira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2524304225932931
Orientador: Mendonça, Marcelo
Palavras-chave: Probióticos;Bacteriocinas;Queijo
Data do documento: 5-Jun-2019
Citação: ARAUJO, Natália Ferreira de. Caracterização genotípica preliminar de bactérias ácido láticas isoladas de queijo de coalho artesanal produzido no agreste de Pernambuco. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: As bactérias ácido láticas (BAL) ajudam a prolongar a vida útil de alimentos e têm ação probiótica e bacteriostática. Com o objetivo de iniciar a identificação e caracterização molecular de BAL de queijo de coalho artesanal do agreste de Pernambuco. Para isso, foram utilizadas cepas provenientes do banco de microrganismos do Laboratório de Pesquisas em Microbiologia e Imunologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Para o estudo molecular, foram empregadas técnicas de extração de DNA pelos métodos de pérolas de vidro e Kit PureLink Genomic DNA (Invitrogen) e técnicas de Rep-PCR e amplificações do gene 16s rRNA com primers universais foram realizadas. A eletroforese no gel de agarose do Rep-PCR não obteve uma separação adequada das bandas, não permitindo uma discriminação ideal na realização da construção do dendrograma. A amplificação do gene 16s rRNA foi exitosa e as amostras foram armazenadas a -20 °C, para posteriormente ser realizado o sequenciamento, a fim de ter a identificação taxonômica e estabelecer um possível monitoramento das BAL isoladas de queijo de coalho no agreste de Pernambuco.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1553
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_natáliaferreiradearaujo.pdf713,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.