Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1551
Título: Efeito do extrato de Abarema cochliacarpos na criopreservação de sêmen ovino
Autor: Costa, Maria Clécia Machado
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1491102753637689
Orientador: Carneiro, Gustavo Ferrer
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0903050581306709
Palavras-chave: Oxidação;Espermatozóides ;Ovino - Reprodução
Data do documento: 2-Ago-2018
Citação: COSTA, Maria Clécia Machado. Efeito do extrato de Abarema cochliacarpos na criopreservação de sêmen ovino. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: Diante da crescente utilização de biotécnicas na reprodução animal visando melhoramento do rebanho ovino, ocorre em paralelo à necessidade de buscar-se alternativa para melhoria da formulação de meios crioprotetores, pois o sêmen criopreservado tem como vantagem sua conservação por período de tempo indeterminado, com capacidade fecundante, e por ser transportado por longas distâncias, difundindo material genético de qualidade comprovada. Contudo, a ocorrência de crioinjúrias oxidativas durante o processamento de criopreservação altera a qualidade espermática, reduzindo-a drasticamente. Para tanto o uso de diluentes contendo antioxidantes visa diminuir essas alterações sofridas pelas células espermáticas. Recentemente, pesquisas vêm apontando para o uso de extratos fitoterápicos como uma alternativa de antioxidante para utilização em meios de criopreservação, no entanto, mais pesquisas são necessárias para determinação de quais extratos são mais eficazes. A Abarema cochliacarpos, é uma espécie vegetal pertencente à família Fabaceae, contendo em sua composição química, catequinas (seus dímeros e trímeros), saponinas, taninos e proantocianidinas. Pesquisas tem demonstrado uma ação antioxidante, anti-inflamatória, antiulcerogênica e cicatrizante. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi testar o efeito do extrato desta planta na criopreservação de sêmen ovino. Diante disso, foram utilizados dois ovinos, mestiços, em idade reprodutiva, sendo coletado o sêmen (3 repetições) e congelados com a adição do extrato ao diluente de criopreservação nas seguintes concentrações: 0 (Controle), 2,5mg; 1,25mg; 0,67mg; 0,31mg e 0,2 mg; sendo submetido ao congelamento, com posterior avaliação dos parâmetros cinéticos no sistema computadorizado CASA, avaliando-se também a integridade da membrana plasmática e do potencial de membrana mitocondrial. Na avaliação do CASA houve diferença significativa entre os tratamentos quando avaliados os parâmetros de MP, LIN, STR e BCF com um destaque para a concentração de 1,25mg do extrato de Abarema cochliacarpos. Não houve diferença estatística entre os tratamentos na integridade de membrana ou no potencial mitocondrial. Esses resultados indicam que não houve um efeito adverso do Abarema cochliacarpos na integridade de membrana plasmática ou potencial mitocondrial nas diferentes concentrações desse experimento. Conclui-se que o extrato fitoterápico da Abarema cochliacarpos pode ser usado na criopreservação de sêmen ovino, no entanto mais estudos serão necessários para mensurar a concentração adequada do extrato para que este desempenhe o papel antioxidante esperado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1551
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariacléciamachadocosta.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.