Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/155
Título: Especificidade hospedeira e competição entre estirpes de Rhizobium em Inoculação cruzada com quatro cultivares de Vigna unquiculata (L) Walp
Autor: Stamford, Newton Pereira
Neptune, Andre Martin Louis
Palavras-chave: Raízes (Botânica);Plantas - Meios de cultivo;Plantas hospedeiras
Data do documento: 1979
Citação: STAMFORD, Newton Pereira; NEPTUNE, Andre Martin Louis. Especificidade hospedeira e competição entre estirpes de Rhizobium em Inoculação cruzada com quatro cultivares de Vigna unquiculata (L) Walp. Cadernos Ômega, Recife, v.3, n.1-2, p. 25-34, jan./dez. 1979.
Abstract: Com a finalidode de estudm a especificidade hospedeira Rhizobium - Vigna unguiculata (L) Walp., e a competição entre estirpes, foi realizado um experimento em vasos de Leonard, usando quatro cultivares inoculadas com três estirpes aplicadas isoladamente e em mistura, e mais o tratamento testemunha sem inoculação. Os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso. com três repetições. Os resultados mostraram que o número e peso de nódulos foram influenciados pelas estirpes, mas não pelas cultivares. Foi observada especificidade hospedeira, com a estirpe C-101 fixando mais nitrogênio com a cultivar "Caririí", e as demais cultivares com a estirpe 5.000. A estirpe C-102 formou nódulos pretos em todas as cultivares e C-101 nus cultivares "Sempre Verde" e "Cariri"o, que permite sugerir que o caráter nódulo deve ser promovido pela planta A regressnó linem entre o N total absorvido e o peso dos nódulos mostrou duas retas distintas, uma pm a cultivar "Gmôto" e outra para as demais cultivares, com grande difmença entre as duas retas. Na competição entre as estirpes não observou-se efeito específico na fonnação dos nódulos, embora a estirpe 5000 tenha mostrado maior gmu de competição na formação dos nódulos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/155
Aparece nas coleções:v. 3, n. 1-2, jan./dez. 1979

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_v3_n1-2_1979_02.pdf405,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.