Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1538
Título: Complexo hiperplasia endometrial cística - piometra: relato de caso em cadela
Autor: Lima, José Willker Gomes de
Orientador: Silva Neto, Jairo de Macêdo Lins e
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8755976853652248
Palavras-chave: Infecção;Cão - Doenças;Hiperplasia
Data do documento: 1-Fev-2019
Citação: LIMA, José Willker Gomes de. Complexo hiperplasia endometrial cística - piometra: relato de caso em cadela . 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A Piometra é um processo inflamatório do útero, caracterizado pelo acúmulo de secreção purulenta na luz do útero, proveniente de uma hiperplasia endometrial cística (HEC) devido ao acúmulo de liquido, associado a uma infecção bacteriana. É uma infecção muito comum em cadelas adultas e de meia idade. Seu diagnóstico é baseado em exames clínicos, laboratoriais e de imagem, tendo o ultrassom como uma ferramenta muito importante para se fechar o diagnóstico. A realização deste trabalho teve como objetivo descrever um relato de caso, abordando o tema Hiperplasia endometrial Cística-Piometra. Durante o estágio foi atendida uma cadela, da raça labrador com aproximadamente seis anos de idade. Esse animal apresentava sinais clínicos que são sugestivos de piometra. A piometra é uma patologia comum na rotina da clínica de pequenos animais, especialmente em cadelas, e seu diagnóstico precoce contribuem para um tratamento mais efetivo e um melhor prognóstico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1538
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joséwillkergomesdelima.pdf928,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.