Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1530
Título: Avaliação radiográfica e ultrassonografia intervencionista no paciente com trauma por arma de fogo: relato de caso
Autor: Oliveira Neta, Iraci Cordeiro de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3131239010322400
Orientador: Oliveira, Daniela
Palavras-chave: Balística forense;Ultra-sonografia veterinária;Cães
Data do documento: 12-Jul-2018
Citação: OLIVEIRA NETA, Iraci Cordeiro de. Avaliação radiográfica e ultrassonografia intervencionista no paciente com trauma por arma de fogo: relato de caso. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: O trauma por arma de fogo é um tema complexo e o estudo forense é recente na Medicina Veterinária. Contudo, é imprescindível a compreensão dos médicos veterinários sobre o mecanismo das lesões e a aplicabilidade dos exames de imagem na abordagem ao paciente. Além disso, é importante que o profissional tenha noções periciais sobre o fato e conheça as implicações legais que cerceiam tais atos, que podem ser de origem acidental, mas também criminal. A complexidade das lesões depende das características da arma, do projétil, da energia cinética absorvida no impacto e dos tecidos atingidos. Os projéteis são instrumentos perfuro-contundentes que lesionam e deformam os tecidos no momento do impacto. Lesões por projéteis são consideradas emergência e requerem procedimentos que otimizem o atendimento e que permitam uma rápida e eficaz decisão da equipe médica. Uma modalidade empregada no setor emergencial é o FAST onde se utiliza o ultrassom com a finalidade de realizar a triagem do paciente traumatizado e descartar presença de líquido livre nas cavidades. Neste caso, o exame radiográfico também é imprescindível para informar se o projétil está alojado nos tecidos e sua localização. O uso de exames como a radiografia e a ultrassonografia confere a complementariedade ao diagnóstico e pode auxiliar na decisão e planejamento das próximas abordagens. O objetivo desse estudo é relatar um caso de trauma por arma de fogo em um paciente canino, macho, SRD, 30kg, dois anos de idade atendido na EVZ-UFMG. Foram realizados anamnese, estabilização do quadro clínico, exame físico geral, avaliação radiográfica e ultrassonográfica e exames complementares, como hemograma, bioquímica sérica, exame bacteriológico e análise de líquidos cavitários. O animal foi encaminhado para procedimento cirúrgico – lobectomia pulmonar e laparotomia exploratória e foi submetido a procedimentos intervencionistas com o uso da ultrassonografia para drenagem guiada de efusão pleural. Contudo, dez dias pós trauma, o paciente foi a óbito devido à gravidade do quadro clínico. É importante relatar a casuística de traumas por arma de fogo na Medicina Veterinária devido à complexidade das lesões e abordagens necessárias, bem como, da aplicabilidade dos exames de imagem complementares nestes casos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1530
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Medicina Veterinária (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_iracicordeirodeoliveiraneta.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.